31 de outubro de 2018
Categorias Notícias, Seguros

Índice de roubo de veículos no Brasil é preocupante

Não é novidade para ninguém que o índice de roubo e furto de carros no Brasil vem aumentando. Todos os dias ouvimos que o veículo de algum conhecido foi roubado numa avenida movimentada ou de dentro de uma casa. Em algumas regiões do Brasil esses números são assustadores, como nas grandes metrópoles do país. Nesse artigo vamos trazer alguns números sobre essa realidade brasileira que já se tornou cotidiana nas maiorias da cidade.

Os números …

Traduzindo essa insegurança em números, o índice de roubos ou furtos de veículos no Brasil tem aumentado muito nos últimos anos, de acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2016, no Brasil, foram registrados 557 mil furtos ou roubos a carro, em média um veículo por minuto. Esses dados foram obtidos através do levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo em uma publicação de outubro de 2017.

Você sabia que roubar e furtar são ações diferentes?

Os termos roubo e furto são ações diferentes. O termo roubo é usado quando a vítima tem contato com o assaltante, ela é abordada por ele; já ou furto é o contrário, a vítima tem seu bem levado, porém ela não tem contato com o assaltante, o assalto não ocorre na presença da vítima.

Quais são as regiões onde ocorre os maiores índices de roubos ou furtos no Brasil?

De acordo com os dados obtidos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 41 % dos casos de furtos e roubos a veículos acontecem nas capitais dos estados brasileiros. As capitais dos estados que apresentam maiores taxas de roubos ou furtos são: Porto Alegre, Porto Velho e São Paulo. Essas cidades apresentam taxa elevadas de furtos ou roubos para cada 100 mil veículos. Quando olhamos os estados no geral, o Rio de Janeiro lidera o índice de furtos ou roubos, chegando a cerca de 917 furtos e roubos de veículos por 100 mil veículos, o segundo estado que mais roubos ou furtos é o estado de Goiás, com 799 crimes por 100 mil veículos. No que se refere aos números absolutos, o estado de São Paulo concentra o maior número de crimes, segundo os dados de 2016 cerca de 188 mil veículos foram furtados ou roubados.

Diante de tantos números assustadores, alguns estados se destacam pelos seus baixos índices furto ou roubo a veículos, são eles, os estados da Paraíba, Espírito Santo e de Santa Catarina. De acordo com o mesmo levantamento, esses estados tiveram uma taxa de crimes que variam de 320 a 470 roubos ou furtos para 100 mil veículos no ano de 2016.

Como se prevenir desses crimes?

Como dito anteriormente, diante de números preocupantes que nos deixam aterrorizados quanto a segurança do nosso patrimônio, pois na maioria das vezes fazemos sacrifícios para comprarmos um veículo, além disso, muitas pessoas têm em seus veículos o meio de sustento, de trabalho e, você já pensou em como se prevenir? A melhor forma é proteger o seu patrimônio!

Sem dúvida ficar atento aos principais pontos de roubos de veículos na sua cidade, para não estacionar; não deixar seu veículo por muitas horas em via pública, colocar alarme no seu carro, verificar as travas ao sair fechar o veículo, essas atitudes podem dificultar as ações do bandidos, mas nem sempre essas elas não suficientes para coibir o furto ou um roubo.

Contratar uma seguradora ainda é uma das formas mais eficazes para te proteger de eventuais furtos ou roubos a seu veículo. A Planalto Seguros oferece apresenta vários planos de seguros, com certeza, um se encaixa às suas necessidades. Venho nos conhecer!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!