7 de novembro de 2018
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Segurança no trabalho: como manter o seu escritório seguro

Acidentes de trabalho não acontecem somente em obras ou oficinas. Várias são as possibilidade de acidente nos escritórios. São situações específicas, mas que se não forem adotados os necessários cuidados poderão criar sérios problemas.

É necessário também que seja considerado que em matéria de segurança no trabalho, não trataremos apenas de acidentes, mas também da possibilidade de que atitudes equivocadas sejam causadoras de doenças profissionais.

Entende-se como doenças profissionais aquelas cujo desencadeamento ocorra por algum agente existente no ambiente de trabalho.

Acidentes no Escritório

Os escritórios podem ser facilmente transformados em verdadeiras armadilhas causadoras de acidentes. Aparentemente inofensivas, coisas deixadas fora de lugar já serão, por si só, obstáculos a serem superados na corrida do trabalho.

Neste sentido é natural que venham a ocorrer quedas causadas por objetos que não deveriam estar na passagem de quem transita. Cada coisa deve ter o seu lugar, isso faz parte da organização do escritório e poderá impedir que acidentes aconteçam.

Outro vilão causador de quedas é o piso. Este deve ser adequado ao trabalho realizado, podendo até mesmo contar com elementos antiderrapantes. É necessário encontrar um equilíbrio entre a beleza e a segurança.

Em locais onde houver escadas, é recomendável o uso do corrimão, uma vez que este proporciona maior segurança.

Da mesma forma com relação a fios espalhados. Nem sempre a instalação elétrica contou com um projeto e, com a necessidade cada vez maior de manter equipamentos ligados às suas fontes, a chance de tropeçar em um fio no meio do caminho é grande.

E em se tratando das instalações elétricas, também não devem ser usados muitos equipamentos em uma só tomada, utilizando o famoso “T”, pois esta ficará sobrecarregada e, além do desperdício de energia pelo aquecimento, ainda poderá até causar incêndios.

Normalmente, no ambiente de trabalho existem pessoas que vivem com pressa ou ao menos com intensão de realizar rapidamente suas tarefas. Mesmo com este ímpeto é necessário que se evite transitar de maneira desatenta ou causar correria.

E em complemento, deve ser evitado que sejam colocadas caixas ou mesmo móveis de forma que impeçam o livre trajeto, por vezes diminuindo espaços já pequenos.

Em locais onde existam muitos corredores e cantos, a chance de surgirem pontos cegos é muito grande o poderá ocorrer encontros com outras pessoas ou mesmo com objetos. A solução indicada nestas situações são espelhos que permitam às pessoas terem melhor visão de todo o local.

A correta acomodação de materiais e móveis vai além da função de manter os espaços acessíveis. A regra de que as coisas pesadas devem sempre ficar nas partes de baixo dos armários, deve ser observada.

Com relação a arquivos, estes também podem apresentar riscos caso tenham peso em excesso em suas gavetas superiores.

Parece elementar, mas objetos cortantes ou perfurantes não podem ser acomodados soltos em gavetas, sob risco de causar ferimentos.

Doenças Profissionais

Um ambiente de trabalho seguro é aquele pensado para que não haja riscos de que os trabalhadores venham a ser acometidos de doenças que tenham origem no trabalho. Cada área tem as suas peculiaridades, porém, em se tratando de escritórios, algumas situações e cuidados são comuns.

Do ponto de vista legal, existem as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, referentes à segurança, que servem de balizamento para o uso correto de equipamentos e postura.

A título exemplificativo, podemos citar a NR-17, que trata da ergonomia, ou seja, na forma como devem ser, por exemplo, os móveis e equipamentos de escritório, as condições de trabalho, níveis de ruído e iluminação, sempre no sentido de levar à segurança.

Seguro contra acidentes de trabalho

Nunca é demais pensar em estar seguro quanto a possíveis acidentes que possam ocorrer no escritório. O empregador deve se preocupar com as possibilidades ou ainda de algum funcionário contrair uma doença de origem profissional.

Nestes casos, a responsabilidade será da empresa (escritório) que, no mínimo, poderia ter previsto aquela situação. E pode não bastar o recebimento do benefício previdenciário (INSS), pode caber ao empregador indenizações relacionadas.

Assim, é sempre aconselhável que haja um seguro para estes casos, evitando que o escritório tenha que arcar com as despesas oriundas dos casos que citamos e outros não citados. A ideia é sempre segurança em primeiro lugar, mas manter seguro quanto a possíveis acontecimentos é sinal de planejamento.




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