26 de novembro de 2018
Categorias Residência

Riscos de instalações elétricas antigas, fique seguro!

Se sua casa é antiga ou faz muito tempo que você não chama um eletricista para verificar as instalações elétricas, fique ligado nesse artigo. Sua casa pode correr perigo!

Quando ouvir falar que ocorreram explosões ou incêndios em imóveis, na maioria desses casos, o foco do incêndio é sempre instalações elétricas que foram mal feitas ou que há muito tempo não são trocadas.

Vamos trazer a seguir algumas causas e dicas para que você não tenha que passar por nenhum desses problemas.

Instalações elétricas mal feitas

Sempre contrate um profissional qualificado para averiguar como anda as instalações elétricas de sua residência, mesmo quando for para fazer pequenos reparos.

Se você estiver construindo uma residência ou adquirindo um apartamento, contrate sempre um engenheiro elétrico para que ele possa projetar as instalações elétricas. No caso da compra de um imóvel verifique se foi contratado um engenheiro para fazer as devidas instalações.

Isso pode parecer exagero, mas casas construídas sob a supervisão de um engenheiro elétrico são mais seguras. E, é melhor gastar um pouco mais no começo do que sofrer danos maiores por não ter contratado o profissional adequado.

Os engenheiros elétricos seguem normas técnicas específicas (NBR 5410 da ABNT) para instalação elétrica, portanto, é mais seguro.

Os gatos

Quando falamos sobre contratar um profissional qualificado, estamos banindo os gatos de sua residência. Em casas com instalações antigas ou mal feitas, geralmente, encontram-se os gatos, ou seja, instalações elétricas que roubam energia de outra residência.

As instalações que apresentam gatos podem ocasionar acidentes fatais, através de curtos circuitos, muitas das vezes. Portanto, tenha certeza que está morando em uma residência sem gatos e, se descobrir algum chame um eletricista urgentemente, antes que algo mais grave possa acontecer.

Aterramento

Muitas vezes a ausência de aterramento em uma residência pode trazer graves problemas. Os aterramentos protegem as pessoas de choques elétricos, incêndios e queima de eletrodomésticos em casos de descargas elétricas, como as de um raio.

Verifique se sua residência tem aterramento da fiação elétrica.

Cabos e fios espalhados

Não dá certo viver em uma casa com fios e cabos espalhados ou para fora da parede. Isso pode ocasionar descargas elétricas nos indivíduos que moram dentro da residência.

Quando se tem animais e crianças a atenção deve ser redobrada para que não ocorram incidentes. Chame logo um eletricista!

Fios e cabos de baixa qualidade

Não tente economizar com fios e cabos que irão ser utilizados nas instalações elétricas.

Fios e cabos de baixa qualidade (desbitolados) não apresentam selo do Inmetro ou se apresentam, são falsos. Fiação elétrica é um bem durável, utilize os de melhor qualidade para não jogar seu dinheiro fora.

As fiações de baixa qualidade podem gerar quedas de corrente elétrica, ocasionando perda de eletrodomésticos ou curto circuito, podendo causar incêndios.

Disjuntores incompatíveis

Disjuntores incompatíveis com os cabos elétricos utilizados podem ser encontrados facilmente em instalações mal feitas ou antigas. Isso faz com que os cabos fiquem vulneráveis à uma sobrecarga e curto-circuito, ou seja, incêndio na certa!

Manutenção preventiva

Muitas pessoas acham que ao construírem uma casa e fazerem as instalações elétricas com um profissional qualificado nunca mais precisarão se preocupar com a fiação da casa.

Não é bem assim, é necessário, para a segurança da casa, sempre fazer a manutenção preventiva nas instalações elétricas, verificando possíveis irregularidades.

Se apesar de tudo você ainda quer se sentir mais seguro dentro da casa que vive contrate um seguro contra incêndios. Alguns seguros residências cobrem danos causados por incêndios.

Se já tem um seguro residencial, verifique se ele cobre incêndios, caso não, peça para trocar de plano. É sempre válido!

Esperamos ter ajudado com algumas dicas valiosas sobre prevenção de acidentes ocasionados por instalações elétricas antigas ou mal feitas. Se proteja!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!