6 de dezembro de 2018
Categorias Seguros

O que é um seguro Multirrisco Rural?

Cada segmento de negócios tem suas necessidades próprias e também os riscos próprios à atividade desenvolvida. Para que sejam atendidas de modo correto as necessidade de cada tipo de segurado era necessário que fossem compreendidas as específicas necessidades de cada um.

Quando se fala em setor rural, deve ser compreendido que estão abarcadas as áreas agrícola e pecuária, bem como todos os equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades.

Além disso, todas as atividades têm riscos, especialmente na área rural onde além dos normais abrangidos pela responsabilidade civil, ainda há o próprio risco de não atingir o objetivo do negócio por forças que o agricultor não pode controlar, como o clima por exemplo.

Os empreendimentos de cunho rural têm exigências próprias no tocante aos seguros.

Seguro multirrisco

A melhor regularização do setor e adequação aos seguros compreensivos foi possível que as seguradoras passassem a oferecer produtos muito mais específicos ao ramo dos segurados, utilizando-se de parâmetros de cunho técnico e direcionados, fazendo com que as necessidades fossem melhor entendidas e especificadas.

No seguro multirrisco em uma só apólice, é possível a previsão de inúmeras coberturas referentes ao seguimento a que se dedica o segurado, fazendo com que a contratação se torne muito mais fácil e menos engessada. Algumas contratações normalmente são obrigatórias, sendo possível adequar as reais necessidades dentro da apólice.

Seguro Multirrisco Rural

Tratando-se da espécie de seguros compreensíveis os seguros multirrisco rurais apresentam uma colocação própria dentro do setor de seguros. Tanto que para a Susep (Superintendência de Seguros Privados), os seguros rurais são tratados como uma categoria própria.

A Susep relaciona as possibilidades de Seguros Rurais:

  • Seguro Agrícola
  • Seguro Pecuário
  • Seguro Aquícola
  • Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários
  • Seguro de Penhor Rural
  • Seguro de Florestas
  • Seguro de Vida do Produtor Rural
  • Seguro de Cédula do Produto Rural

O Seguro Multirrisco Rural foi pensado no sentido de proteger de maneira múltipla, de uma só vez, a área rural em suas peculiaridades. Com o seguro Multirrisco Rural são abarcadas várias situações que envolvem tanto a estrutura da área rural, como os equipamentos, além de contar seguro de vida do agricultor, lucro cessante e responsabilidade civil.

A variedade de situações que envolvem esta área faz com que a gama de possibilidades de cobertura também seja grande.

Relação de Coberturas

Na modalidade de seguro multirrisco rural normalmente as coberturas encontradas são:

  • Incêndio, explosão, vendaval, alagamentos ou queda de raio;
  • Em situações mais específicas o granizo e a fumaça;

Aqueles provenientes de ações ilegais de terceiros como inclusive no tocante aos equipamentos:

  • Roubo e furto mediante arrombamento

Específicos à atividade

  • Acidentes de transporte de carga
  • Lucros cessantes, caso a produção tenha que ser interrompida.

Há também as coberturas relacionadas à responsabilidade civil:

  • Por exploração agrícola
  • Por fuga de animais
  • Para turismo rural
  • Ligados à proteção do proprietário rural para com os operadores de máquinas e equipamentos

A importância com situações específicas

A grande vantagem dos seguros compreensivos é poder especificar o que se quer proteger, e o multirrisco vem diretamente ao encontro disso colocando várias possibilidades de proteção dentro de uma mesma apólice.

Algumas situações sempre estão na lista das que mais tiram o sono do proprietário rural. Para aqueles que plantam uma delas e o comportamento do clima. Ao optar por uma determinada cultura o agricultor tem em mente um determinado padrão de clima que a sua lavoura exige.

Porém não é possível combinar isso com o clima e várias situações podem ocorrer fazendo com que não as coisas não saiam exatamente como o esperado. Outra situação é o surgimento de uma praga da qual não havia conhecimento ou alguma doença que venha a acometer um rebanho.

Por isso existem seguros específicos com a cobertura para essas situações, nas quais não há prejuízo, pois os custos da produção frustradas serão cobertos. Em momento de contratação de um seguro multirrisco é importante verificar todas as coberturas e dentre elas as que realmente se alinham ao seu perfil.

Como o leque de operações agricultura e pecuária são extensas é necessário a competência de um corretor de seguros que seja realmente do ramo para lhe oferecer o que pode realmente fazer a diferença no momento em que o seguro for exigido.




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!