3 de janeiro de 2019
Categorias Automóvel

Não fez a revisão no seu carro? Leia este artigo

Manter o carro revisado faz parte das atitudes para manter a integridade do veículo e, principalmente, a segurança de todas as pessoas que estão dentro dele.

É sempre importante lembrar que o veículo é uma máquina, embora, muitas vezes, a relação com entre carro e dono tenha um grande afeto. Sendo uma máquina, o seu automóvel pode apresentar problemas a qualquer momento e você precisa tentar preveni-los ao máximo.

A revisão nos momentos corretos pode ajudar a evitar maiores dores de cabeça com essas situações. Cabe ainda atentar que não são somente os veículos com muito uso que devem ser revisados, pois mesmo aqueles que ficam muito tempo parados contam com o desgaste natural dos componentes, o que exige manutenção.

Mas na correria do dia-a-dia, pode ter passado o momento correto de levar o veículo à concessionária e você se encontrou lendo este texto, não é?

Garantia

A primeira grande preocupação quando nos deparamos com a data que consta no manual para a próxima revisão e notamos que o carro não foi levado para a concessionária é a questão da garantia.

As montadoras, atualmente, buscam estender as garantias. Porém, nada é de graça, em contra partida a isso exigem que sejam feitas as revisões em suas concessionárias autorizadas, onde, se sabe, os preços são em grande maioria mais altos do que os praticados pelo mercado em geral.

Além disso, parte delas tentam colocar a situação de uma forma que tudo que tiver que ser feito no veículo durante o período de garantia somente poderá ser realizado pela autorizada.

Não é bem assim. Nem todos os itens tem que ser revisados na concessionária para que a garantia seja mantida. A primeira providência é verificar no contrato de garantia que acompanhou o veículo na compra, poucos se atentam a ele.

Neste, deve estar especificado o que é ou não é obrigatório quando o assunto é a manutenção nas concessionárias.

Sem dúvidas, a revisão na concessionária autorizada é uma forma de a montadora e as próprias concessionárias verificarem a forma como o veículo está sendo tratado e tentar o quanto antes tomar providências para que os prejuízos não sejam maiores na substituição de peças que estejam na garantia. Porém, isso tem um custo e ele pode ser alto.

Basicamente, deve-se partir do princípio que a características básicas do veículo devem ser mantidas, não da pra exigir uma garantia de motos após ter sido feita alteração na potência do veículo através de modificações que comprometem inclusive sua vida útil.

Da mesma forma, com relação à aparência, é impossível exigir garantia de itens a isso relacionados se foram totalmente descaracterizados, através de substituições, por exemplo.

Contrato de Garantia

Embora nunca seja observado desta forma, o que estabelece a garantia de um veículo é um contrato feito no momento da aquisição do mesmo.

Existe, sem dúvidas, uma proteção legal para este contrato, porém, nas garantias maiores, que as montadoras têm usado como chamariz para vendas, as regras do contrato são muito importantes.

Assim, vale a pena sempre observar este item especialmente na hora da compra, e, percebendo que o prazo da revisão foi ultrapassado, uma consulta ao que foi acordado e assinado pode ser muito útil.

O que fazer?

De posse das informações da garantia, fica mais fácil saber os primeiros passos. É claro que se você não estiver no período de garantia, a revisão deve ser feita da mesma forma, pois a integridade do veículo precisa ser garantida.

Procure a sua concessionária e busque orientações sobre como proceder. É interessante que você possua algum conhecimento de mecânica automotiva ou tenha junto contigo uma pessoa que tenha esse conhecimento. Essa parte é importante para que você não corra o risco de contratar algo desnecessário.

Sempre atento

É importante estar atento às datas de revisões, elas são estipuladas de maneira calculada, visando garantir a sua segurança. Geralmente as revisões são agendadas para uma data limite ou ao atingir uma certa quilometragem. Faça as revisões sempre que um desses dois fatores seja alcançado, principalmente nos períodos de férias e viagens, onde tudo que está na sua cabeça é aproveitar a sua família.

Não vai querer imprevistos nessa hora né?




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!