6 de dezembro de 2021
Categorias Seguros

Aportes na Previdência Privada e o Benefício com o IR

Você sabia que é possível aportar na previdência privada para reduzir o imposto de renda? No artigo de hoje do nosso blog vamos falar sobre os benefícios e vantagens em fazer esse aporte.

Antes de tudo, é importante entender que o aporte é diferente da contribuição mensal para previdência privada. Ele é uma contribuição extra e normalmente é utilizada para abater o valor total da base de calculo do Imposto de Renda.

Mas claro que ela não serve apenas para isso. Os benefícios do aporte vão além do desconto no IR.

Para melhor entender os benefícios do aporte, vamos listar alguns dos principais:

  1. É um investimento para o futuro

Chegando o final do ano já começamos a fazer planos para o nosso 13º. salario, não é mesmo? Quitar uma dívida, adiantar parcelas do financiamento, material escolar das crianças, e assim por diante. Mas você já pensou em investir no seu futuro? O 13º é muito utilizado para fazer aportes na previdência privada e assim aumentar o fundo de reserva do seu plano para assim melhorar seu beneficio.

  1. Proteção para você e sua família

Lembrando que os planos de previdência privada não entram em inventário, ou seja, os beneficiários podem receber os valores dos fundos de uma única vez ou em forma de renda, depende do plano que foi feita a previdência pelo titular.

  1. Maior rentabilidade financeira

Ao fazer aportes no seu plano de previdência, você aumenta o fundo de reserva e com isso a rentabilidade do seu plano aumenta. Ao aportar no seu plano de previdência, a gestora dele irá avaliar qual investimento que trará uma maior rentabilidade a você.

  1. Dedução no IR

Esse beneficio é para quem faz a declaração completa do IR e optou por um plano PGBL na previdência privada. Se você se enquadra nessa modalidade, você por abater até 12% da renda bruta. Por isso, é importante ficar atento às regras e consultar sempre seu corretor de seguros. Ele tem o plano ideal para você.

E como o aporte na previdência privada pode deduzir o IR?

Sempre que falamos em Imposto de Renda pensamos em uma maneira de reduzir o valor a pagar, ou talvez aumentar o valor a restituir. E isso é realmente possível com a previdência privada.

Se o seu modelo de declaração de Imposto de Renda é o completo, fique atento às informações a seguir.

Precisamos, antes de tudo, entender qual o melhor modelo tributário, ou seja, aquele que gera maior restituição ou menor imposto a pagar, modelo completo ou simplificado. Isso vai depender muito das despesas que você tem a deduzir.

Se você tem filhos em escola particular, plano de saúde e contribui para previdência privada, são grandes as chances de o modelo completo ser a melhor opção. Todas essas despesas são dedutíveis do imposto de renda. Mas lembre, todas devem ser comprovadas.

O aporte é indispensável nesse momento. Caso suas despesas dedutíveis estejam abaixo dos 12% previstos a serem declarados, você pode fazer um aporte da diferença do valor no seu plano de previdência para poder usufruir do desconto no IR.

Mas como sei qual o valor que devo fazer de aporte?

Parece complicado, mas é simples.

Primeiro verifique o valor total de sua renda anual. Os empregados que possuem carteira assinada ou serviço público costumam ter uma ideia de quanto será a renda anual. Já os profissionais liberais, comissionados ou empresários, que ganham de forma variável, normalmente precisam esperar até mais próximo ao fim do ano para ter noção de sua renda total anual.

Depois de descobrir o montante, aplique 12% sobre ele. Esse é o valor que podemos utilizar como base de calculo para dedução do IR. Então, após descobrir o valor total, subtraia a quantia aplicada anualmente na previdência privada, e então saberá qual o valor ideal de aporte a fazer no seu plano de previdência para ter o beneficio do IR.

 

Ainda assim ficou com dúvidas?

Não hesite em me chamar. Estou aqui para ajudar.

Até breve pessoal!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!