17 de novembro de 2021
Categorias Seguros

Bati o carro. E agora?

Se você já passou por uma situação de colisão no trânsito, sabe que a dor de cabeça é grande, mesmo que a batida tenha sido pequena. Mas o que é o correto a se fazer no caso de uma colisão de trânsito? É sobre isso que vamos falar no blog hoje.

Os acidentes de trânsito são mais comuns do que se imagina. Estatísticas do Portal do Trânsito indicam que somente em 2020 foram 63.447 acidentes nas rodovias brasileiras. Isso sem contar os acidentes e colisões diárias que acontecem nas rodovias estaduais, dentro das cidades, em estacionamentos e outras ocasiões.

Que ter um seguro auto contratado nessas horas faz toda a diferença, isso todo motorista consciente deve saber. Mas você sabe o que fazer quando acontece uma colisão de trânsito? Muitas vezes, na hora do imprevisto, muitas pessoas ficam nervosas, sem reação ou até reagem de uma maneira inadequada.
Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de como agir e estar mais tranquilo para conduzir essa situação.

Antes de tudo:

A primeira coisa a se fazer é verificar se há vítimas no local e se há necessidade de acionar socorro médico. Se houver, não hesite em ligar imediatamente para 192 (SAMU) ou 193 (Bombeiros).

Lembrando que não se deve mover a vítima do local, para que não haja agravamento no quadro. A única exceção a essa regra é se a vítima estiver em local que represente um maior risco para a sua vida (como possibilidade de explosão, por exemplo).

Caso não haja vítimas:

  • Fotografe as imagens do acidente antes de mover os veículos. Tenha provas, tire foto dos carros, das placas e dos danos causados. É necessário que eles estejam exatamente como ocorreu o acidente.
  • Sinalize devidamente o local (com o triângulo e o pisca alerta acionado). A sinalização evita que mais acidentes ocorram, é aquele famoso “efeito dominó” onde vários carros acabam se colidindo.
  • Anote a placa do outro veículo envolvido e peça um documento do condutor. É importante também anotar os telefones de contato. Desta forma se tem uma segurança a mais ao poder contatar as partes para possíveis pedidos de processo.
  • Informe ao terceiro o contato do seu corretor de seguros. Além de passar segurança e tranquilidade, é uma forma responsável de resolver pacificamente o ocorrido.
  • Registre e formalize o acidente através de um Boletim de Ocorrência (mesmo que as partes envolvidas entrem em acordo no momento do acidente). O BO é a parte que prova que realmente um fato aconteceu, de forma jurídica e verídica, dando legitimidade ao fato. ( https://delegaciavirtual.sc.gov.br/ )
  • Retire os veículos da via (caso eles estejam funcionando). Bloquear a passagem é uma contravenção média passível de multa e cinco pontos na carteira. O melhor é prevenir, então assim que possível remova o veículo ou, se ele não puder ser removido, acione o reboque.
  • Informe seu corretor de seguros ou a seguradora sobre o fato ocorrido o mais breve possível.

Nem sempre é fácil permanecer tranquilo numa situação como essa, ainda mais se for algo mais sério que esteja acontecendo. Mesmo assim é importante tentar manter a calma, seguir as dicas, respirar fundo e deixar o resto com a seguradora e o corretor de sua confiança. Lembrando de sempre que for contatar uma seguradora procurar referências e avaliações.

Nós aqui da Planalto temos mais de 31 anos no mercado Lageano, cuidando com responsabilidade e respeito de todos os nossos segurados e amigos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar.

Por hoje é isso, até uma próxima!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!