1 de abril de 2019
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Benefícios do seguro de vida para empresas

Para a empresa, oferecer um seguro de vida dá tranquilidade aos colaboradores, estimulando a contribuição com a produtividade da empresa. Além disso, em casos específicos de acidentes que seriam custeados pela empresa, o seguro tem cobertura.

Para o colaborador, o custo é baixo e ele proporciona à sua família maior tranquilidade, caso haja algum acidente, tanto grave quanto fatal.

O que é o seguro de vida empresarial?

O seguro de vida Empresarial também é conhecido como seguro de vida em grupo. Ele é contratado pela empresa junto a uma seguradora e garante a proteção financeira dos seus colaboradores ou sócios. Dependendo do tipo de contrato, o mesmo pode ser estendido aos cônjuges e filhos de todos os envolvidos.

Quando ele pode ser utilizado?

As ocasiões em que os beneficiários deverão receber a indenização devem constar claramente nos contratos feitos, tanto com a seguradora quanto com os colaboradores da empresa. A este tipo de seguro se destina uma indenização em caso de morte natural, acidental e invalidez, seja ela ocasionada por acidentes ou doenças.

Se você não sabe como funciona o seguro de vida, confira este artigo.

Existem, também, outras opções de cobertura para o seguro empresarial, com objetivos de coberturas educacionais, hospitalares, funerais ou incapacidade temporária. Caso haja interesse da empresa em contratar também este tipo de seguro, deve ser comunicado à seguradora no ato da compra da apólice.

Quando a empresa contrata apenas o seguro de vida coletivo, esta se limita à cobertura básica por morte, seja por acidente ou doença. O ideal é que a empresa contrate um seguro de vida amplo que abrange todos os sinistros que possam ocorrer com seus colaboradores.

Garantias do seguro de vida para empresas

Dentre as garantias que podem ser contratadas muitas entre elas destacamos as principais:

  • Garantia por morte: essa é a garantia fundamental e se refere a óbito por qualquer causa;
  • Garantia por morte acidental: esta cobre o risco de morte apenas em caso de acidente, estando esse no âmbito do trabalho ou não;
  • Garantia por invalidez permanente por acidente: a indenização é feita com grau de invalidez sofrida por algum tipo de acidente;
  • Garantia por invalidez permanente por doença: a indenização é feita em qualquer caso de invalidez permanente causado por qualquer tipo de doença;
  • Garantia por Invalidez laborativa por doença: esta garante que o trabalhador receba indenização total caso haja alguma doença relacionada à sua função dentro da empresa.

Todas essas e outras garantias serão devidamente explicadas e detalhadas pelo corretor de seguros. Tome cuidado na hora de cotar e fechar o seu seguro, te aconselho a saber antes o que não te contaram sobre o seguro de vida familiar.

Pré-requisitos

Existe um número mínimo de colaboradores para ser contratado o seguro de Vida Empresarial. Há também a exigência de uma idade mínima e uma idade máxima para essa cobertura (geralmente entre 14 e 65 anos), essas regras variam de cada corretora e devem ser consultadas no ato da compra da apólice.

É importante ressaltar que todos os colaboradores que serão incluídos na apólice devem estar devidamente documentados junto à empresa e fazer efetivamente parte dos contratados da empresa.

Se você possui estagiários na sua empresa, entenda melhor o seguro de vida para estagiários.

Os candidatos à proposta de adesão, sócios ou colaboradores, deverão estar no momento da contratação da apólice:

  • Fazendo parte efetivamente dos quadros de funcionários ou sócios da empresa;
  • Estar gozando de plenas condições de saúde;
  • Ter entre a idade mínima e máxima estipulada para aceitação pela seguradora.

Não sendo cumprida alguma das exigências acima, a seguradora poderá recusar o contrato. Também, se houver omissão ou inverdade na declaração, o segurado poderá perder o direito à cobertura contratada.

Se, no momento da contratação, o colaborador ainda não tiver cumprido a idade máxima, por exemplo, e quando da data do sinistro já tiver ultrapassado essa idade, a seguradora cobrirá normalmente o que foi contratado, porém se da contratação o colaborador fizer parte dos quadros da empresa e na data do sinistro não fizer mais parte deste quadro, a mesma não será obrigada a cumprir com o contrato.

Sabendo dos benefícios do seguro de vida para empresas, se você é um administrador, garanta o bem-estar dos seus funcionários. Já se você é colaborador de uma empresa, sugira aos seus superiores que avaliem essa possibilidade. Esta modalidade de seguro é muito vantajosa para ambas as partes.




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