29 de junho de 2020
Categorias Saúde, Seguros

Seguro odontológico: quais são as coberturas?

Seguro Odontológico

Você já deve estar habituado com planos de saúde, suas coberturas e como funcionam, mas você conhece o seguro odontológico? Neste artigo vou te contar um pouco mais sobre esta modalidade de seguro, suas características e coberturas.

O que é o seguro odontológico?

Para ficar fácil de você entender, vou comparar o seguro odontológico com um plano de saúde, afinal, ambos são serviços que você contrata buscando maior facilidade na hora de fazer consultas, tratamentos, procedimentos cirúrgicos, etc.

Em um plano de saúde, você faz a contratação do serviço e tem uma rede de profissionais credenciados para te atender, porém, você só pode utilizar dos benefícios do plano de saúde com aqueles profissionais conveniados. Nesse caso, você paga uma taxa em cada consulta ou procedimento execute.

No caso do seguro odontológico, você tem algumas semelhanças e diferenças. Esta modalidade de seguro também possui uma rede de profissionais credenciados. Porém, você pode escolher um profissional que não é conveniado, o que muda é só a forma de pagamento.

Consulta com profissionais conveniados

Caso você opte por um profissional que seja cadastrado no seu seguro, o pagamento é feito direto pela seguradora. Assim, você não precisa se preocupar com isso, basta marcar a sua consulta e comprovar que possui o seguro odontológico.

Consulta com profissionais não-conveniados

Neste caso, o procedimento é um pouco diferente. Você faz a consulta ou o procedimento, paga pelo mesmo e depois, mediante apresentação do comprovante junto à seguradora, é reembolsado no valor integral que foi pago.

Algumas características do seguro odontológico

Avaliando apenas a forma de utilização do seguro, já podemos perceber algumas vantagens, mas vou descrevê-las para você.

– Maior liberdade

Você pode escolher o profissional de sua confiança para fazer as suas consultas. Mesmo que ele não seja credenciado no seu seguro, você está amparado pela política de reembolso.

– Tempo de carência

O tempo de carência é o intervalo entre a contratação do seguro e a liberação para utilização do serviço. Em geral, o tempo de carência é de 60 dias para consultas e procedimentos normais. Já para urgências e emergências, geralmente o tempo é de 24h, e a ação do dentista será na diminuição da dor.

– Personalização

Todo seguro tem coberturas básicas que vamos falar mais à frente, mas você pode montar o seu seguro de acordo com as suas necessidades. O número de serviços cobertos pelo seguro influenciará diretamente no valor do mesmo, portanto, adeque as suas coberturas conforme você precisa e dentro do seu orçamento.

Seguro pessoal e para empresas

O seguro odontológico tem duas modalidades: para pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ). O seguro PF é indicado para você e para a sua família, amparando quem você mais ama e mantendo todos com a garantia de uma ótima saúde bucal e uma melhor qualidade de vida. Já o seguro PJ é para empresas que querem entregar um benefício importante para o seu funcionário e mantê-lo, também, com uma boa qualidade de vida.

Seguro facultativo e compulsório

Para o seguro PJ, existem duas modalidades. O seguro facultativo é opcional para o colaborador e, geralmente, o valor é dividido entre empresa e funcionário. O legal desta modalidade é que viabiliza um benefício de forma opcional e o torna mais barato do que se contratado individualmente.

O seguro compulsório é diferente, neste formato o colaborador é obrigado a utilizar o serviço, porém, na maioria das vezes o seguro é pago completamente pela empresa que oferece.

Coberturas do seguro odontológico

Assim como todo seguro, quando você está fazendo a sua cotação e avaliando a melhor opção de contratação, é muito importante que você analise a apólice, as coberturas e entenda o valor que está sendo cobrado.

Existem algumas coberturas obrigatórias para qualquer seguro odontológico, sendo elas:

  • Consultas;
  • Atendimento odontológico de emergência;
  • Radiologia;
  • Cirurgias simples (extração de dentes, por exemplo);
  • Tratamento de canal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de flúor, selante, etc.;
  • Prevenção de doenças bucais.

Como falei anteriormente, existem outras coberturas que podem ser adicionadas ao seu seguro de forma personalizada. O valor pago será proporcional às coberturas escolhidas por você

Básico ou personalizado, não fique sem!

A contratação do seguro odontológico está ficando cada vez mais primordial para uma boa qualidade de vida. Tendo em vista os valores pagos quando comparados aos serviços oferecidos, vale muito a pena investir na sua saúde e da sua família.

Se quiser fazer uma cotação simples, rápida e de acordo com a sua necessidade, entre em contato conosco aqui na Planalto Corretora, a nossa equipe estará pronta para encontrar as melhores coberturas para você.




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!