16 de julho de 2021
Categorias Seguros

Como comerciantes podem manter o seu negócio mais seguro

A profissão de comerciante é uma das mais antigas profissões do mundo. E como hoje, dia 16 de julho (data em que estamos postando esse artigo) é o Dia do Comerciante, nada melhor do que homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços. Mais que homenagear, queremos trazer ao longo deste artigo, dicas de como você pode manter o seu comércio mais seguro, seja contra roubos, perdas e vazamento de informações. Vamos lá?

Sabemos que, em plena pandemia de coronavírus, o comércio foi uma das categorias mais afetadas. Durante esse período de abre e fecha foi preciso fazer cortes, demitir pessoas, economizar, se reinventar. Entendemos o quanto é difícil manter nosso patrimônio seguro em períodos “normais”. Mas além de todo prejuízo que a pandemia trouxe, observamos muitos casos em que comerciantes tiveram seus locais de trabalho saqueados, invadidos e até mesmo vandalizados.

Pensando em uma forma de ajudar você nesses próximos meses, que com certeza serão fundamentais para a retomada do comércio, separamos algumas dicas para manter seu patrimônio mais seguro.

  1.     Antes de mais nada: Tenha sempre num local de fácil acesso os números de emergência, como o da Polícia Militar (190); SAMU (192); Bombeiros (193) e Disque Denúncia (181). Além disso, combine com pessoas da sua confiança, que podem te ajudar em casos de suspeitas ou ocorrência e tenha o telefone delas sempre a mão.
  2.     Mantenha uma rotina: Estabeleça uma rotina para o seu negócio, pois qualquer atraso já pode gerar alertas entre vizinhos e outros comerciantes do local. Coloque horários de abertura e fechamento da loja e mantenha uma boa relação com todos. Eles podem ser fundamentais caso percebam alguma movimentação estranha no seu comércio, dando tempo, assim, para você tomar as providências.
  3.     Mas evite rotina para o caixa: Combine horários diferentes para a abertura, fechamento e sangria dos caixas. Evite realizar essas ações nos horários de muito movimento. Outro ponto importante é se você vende produtos de valor muito elevado. Facilite as opções de pagamento via banco e benefícios via operadoras especializadas. Os bandidos podem ter acesso fácil a algumas informações, como dias de pagamento e entrega de valores na sua loja, portanto fique atendo!  
  4.     Seja crítico com o seu negócio: Sabe aquela área sem monitoramento, pouco iluminada ou sem muita visibilidade? Ou aquela prateleira escondida ou muito perto da porta? Pode ser o espaço perfeito para a ação de bandidos. Avalie as vulnerabilidades do seu espaço e as corrija.  
  5.     Tenha um controle de estoque: Mantenha o seu estoque sempre controlado e atualizado, fazendo a conferência dos itens no fim de cada dia. Isso ajudará a dar falta de algo rapidamente.
  6.     Invista bem em equipamentos de segurança: Não economize quando se trata de precaver seu patrimônio. É aquele velho e bom ditado “Melhor prevenir do que remediar”. É recomendável investir em um alarme monitorado, que possui sensores que detectam abertura de portas e presença de pessoas em ambientes que não deveriam.
  7.     Não entregue “de mão beijada”: Tenha locais de difícil acesso, com cadeados, portas, cofres e tudo o que você conseguir pôr de obstáculos para acessar objetos valiosos ou valores. Essa dica, aliada com a dica anterior, te dará tempo suficiente para agir depois do aviso do monitoramento. Além disso, evite deixar objetos de valores expostos próximos a entradas ou janelas. Tais como quadros e vasos de alto padrão, estatuetas e até mesmo os eletrônicos que usamos diariamente. Se possível coloque-os em lugares estratégicos onde as câmeras possam estar tendo visão.
  1.     Cuidado com os vazamentos: Pode ser que você tenha pensado nos encanamentos… Sim, também é importante que você os verifique, afinal de contas, um vazamento também pode comprometer sua segurança (e as contas da empresa $). Mas nesse caso, estamos nos referindo aos vazamentos de dados. Esse assunto tem sido muito falado ultimamente e é de suma importância que você cuide também das informações do seu comércio. E aqui vão algumas dicas:

– Lembre-se de salvar sempre seus arquivos em nuvem, criar senhas difíceis e efetuar ‘backups’ de informações importantes.

– Dê importância às capacitações de funcionários. Para que sua empresa esteja segura é necessário que cada pessoa tenha total conhecimento de sua função e privacidade exercida para que assim não haja vazamento de dados.

– Um dos mais modernos aliados da segurança empresarial na atualidade é a biometria, ela protege sua empresa de invasões de hackers e possíveis ataques virtuais.

– Laptops, tablets e celulares são mais suscetíveis a ameaças, em função dos riscos de perda e roubo. Por isso, é essencial proteger as informações contidas no seu computador. Ferramentas de encriptação de dados são uma boa forma de evitar que dados sigilosos sejam recuperados por outras pessoas. Além disso, vale a pena deixar sempre habilitada a opção de formatar o aparelho à distância em caso de roubo.

  1.     Contrate um Seguro Empresarial: estamos por aqui sempre comentando sobre os benefícios dos seguros. E não é para menos, afinal de contas, ele é fundamental para qualquer negócio. Além do seguro incêndio, que é obrigatório, você pode contratar também coberturas adicionais, como para vendaval e granizo, impacto de carros, despesas fixas, tumultos, perda de bens e mercadorias, equipamentos eletrônicos, quebra de vidros, quebra de máquinas, danos elétricos, alagamentos e documentos. Com um seguro empresarial você está protegendo não apenas a sua empresa, mas todo o seu material e funcionários que nela trabalham.

Vale sempre lembrar que ter uma corretora de seguros capacitada e de qualidade para te dar todo o suporte necessário é fundamental para que você fique prevenido de qualquer sinistro. Você fica seguro, sua empresa fica em boas mãos e com a segurança que te permitirá dormir tranquilo, sabendo que seu patrimônio estar bem protegido.

Por hoje é isso, pessoal! Mais uma vez parabéns a todos os comerciantes. Esperamos que essas dicas o ajudem a manter o seu comércio seguro e livre dos principais sinistros que podem ocorrer. Qualquer dúvida é só nos chamar em qualquer um dos nossos canais de atendimento.

Até a próxima!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!