12 de agosto de 2019
Categorias Viagens

Como evitar o extravio de bagagem?

 

Durante uma viagem, ter bagagens extraviadas é, com toda certeza, um acontecimento que todos querem evitar. Embora você já tenha contratado um seguro viagem, tomar as precauções adequadas para evitar esse tipo de inconveniente é a melhor escolha.

Seja no momento de elaborar a mala ou de despachar, é importante conhecer alguns segredos sobre o processo. Por isso, elaboramos algumas dicas de como evitar o extravio de bagagens.

 

Opte pela bagagem de mão

Na maioria das vezes, suas malas poderão ser classificadas em dois tipos: bagagem despachada ou bagagem de mão. A bagagem despachada é aquela que é armazenada em um compartimento específico, enquanto a bagagem de mão sempre acompanha o proprietário. O ideal é que você planeje bem o que deseja levar na sua bagagem.

Desse modo, uma dica inteligente de como evitar o extravio de bagagens é optar sempre pelas malas de mão. Com isso, é possível ter maior controle sobre o trajeto de seus pertences, uma vez que você mesmo os alocará, os mantendo acessíveis na maior parte do tempo.

Contudo, vale destacar que existem limites de peso e volume para essas malas, principalmente quando a viagem é realizada por meio de uma companhia aérea. Antes de preparar sua bagagem para embarcar, é muito importante que você esteja ciente dessas restrições.

 

Utilize identificadores

As malas utilizadas para viajar costumam seguir um determinado padrão. Por isso, principalmente em viagens aéreas, utilizar identificadores é uma ótima estratégia para encontrar sua mala e evitar sua perda.

Os identificadores nada mais são que objetos capazes de tornar sua mala diferente das outras e facilmente reconhecível. Com isso, inclui-se lenços coloridos, faixas, etiquetas e cadeados. Malas que se destacam dificilmente serão esquecidas nas esteiras durante o transporte de bagagem.

No mais, trancar sua bagagem despachada com um bom cadeado é uma ótima maneira de prevenir o extravio por roubo.

Quer mais dicas pra fazer uma ótima viagem? Confere:

 

Retire etiquetas antigas

Certamente, a maioria das bagagens não foi feita para ser facilmente descartada. Na maioria das vezes, acabam sendo utilizadas em uma série de viagens consecutivas, acumulando os adesivos contendo códigos de identificação.

Ao validar e encaminhar sua bagagem, pode ser que muitos colantes confundam os operadores, principalmente nos aeroportos. Por isso, ao seguir para um novo destino, procure sempre retirar todos os selos pré-existentes na peça.

Na pior das hipóteses, essa atitude também permitirá a localização mais rápida e fácil dos pertences extraviados ao longo de uma viagem.

 

Proteja sua mala

Uma das maiores causas do extravio de bagagens é o furto. Muitas vezes, há funcionários da própria companhia de transporte envolvidos nesses acontecimentos. Desse modo, proteger sua mala é uma alternativa interessante para evitar futuros aborrecimentos.

Em geral, proteger sua mala não significa apenas colocar um cadeado, ainda que essa seja uma prática comum e de elevada importância. Nos grandes aeroportos, principalmente, existem empresas que também protegem malas embalando-as em plástico filme.

O ponto principal é que, esse tipo de proteção é muito eficiente em tornar sua mala menos interessante aos possíveis furtos.

 

Faça check-in antecipadamente

Essa é uma dica menos óbvia, mas de extrema importância, para reduzir ao máximo as chances de sofrer com bagagens extraviadas. Além de evitar que você perca a viagem, realizar o check-in com antecedência previne outro grande problema.

Não é segredo que os guichês utilizados para o check-in estão em constante atividade. Ao finalizar um voo, o espaço é rapidamente direcionado para outra atividade.

O que acontece é que, ao longo dessas trocas, as últimas bagagens despachadas são aquelas com maior chance de serem esquecidas ou enviadas para o local errado. Por isso, antes de se queixar sobre o tempo de espera em aeroportos, pense nas vantagens que realizar suas tarefas com calma pode lhe trazer.

 

Bônus: experimente utilizar um rastreador

Atualmente, já são fabricados e vendidos pequenos rastreadores para bagagem. Esses dispositivos geralmente utilizam um chip de telefonia móvel para enviar informações de localização a um smartphone, por exemplo.

Desse modo, um rastreador permite com que você acompanhe com precisão o trajeto de sua bagagem. Tendo evidenciado qualquer atividade suspeita, será possível reparar as falhas com muito mais facilidade.

Gostou das dicas de como evitar o extravio de bagagem? Não se esqueça de deixar aqui embaixo seus comentários e sugestões sobre o tema.




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!