Conheça alguns fatores que influenciam o preço do Seguro Automotivo

O cálculo do preço de um seguro é feito com base no perfil do motorista e das características do bem que irá receber o seguro. Diversos fatores são cruzados para chegar ao valor que o segurado deve pagar para então ficar protegido.
Quanto maior o risco para a seguradora, mais caro será o seguro. No caso dos carros, o que pesa no preço é o perfil do motorista.
Motoristas e veículos mais expostos ou sujeitos a riscos maiores, ou seja, com mais chances de passar por algum sinistro e exigir o acionamento do seguro com mais frequência, terão o valor do seguro mais alto.
Confira os fatores que influenciam no preço do Seguro auto:
1 – O uso do veículo
Quem usa o carro esporadicamente, por exemplo, paga mais barato do que aqueles que usam o automóvel diariamente para ir e voltar do trabalho ou da faculdade.
Já quem usa o carro para trabalhar, ou seja, visitar clientes, tende a pagar mais caro.
2 – A idade do motorista (e dos seus filhos)
Maiores de 25 anos pagam menos que aqueles com idade entre 18 e 25 anos. O índice de sinistro entre jovens é alto, talvez pela inexperiência.
No geral, o tempo de habilitação não tem tanto peso quanto a idade, o motorista mais velho com pouco tempo de carteira ainda costuma pagar menos que o menor de 25 anos.
Mesmo que esses jovens não sejam motoristas habituais do veículo, a seguradora entende que eles podem vir a pegar o carro, elevando o risco de acidentes.
Atenção: é importante contratar uma cobertura específica para esses motoristas. Se um acidente ou roubo ocorrer com eles ao volante, o sinistro não estará automaticamente coberto, mesmo que a seguradora esteja ciente
3 – O sexo do motorista
Homens se envolvem proporcionalmente em mais sinistros do que as mulheres, ou seja, o seguro para eles sai mais caro. A explicação comum para isso é que as mulheres seriam mais cuidadosas no trânsito e sairiam menos à noite com o carro.
4 – O local onde o motorista mora
O tipo de residência e o bairro onde o motorista mora também são fatores que pesam no cálculo para o valor do seguro auto.
Quem mora em apartamento de prédio com garagem tende a pagar um valor menor do que quem mora em casa e, tenha garagem.
5 – Local onde o carro costuma ser estacionado
Quem tem garagem em casa e no trabalho paga mais barato do que quem costuma deixar o carro na rua.
6 – O tipo de carro
Modelos de veículos mais visados por ladrões podem ter o seguro mais caro. O valor também tende a aumentar para carros com conserto mais caro, ou muito antigos e fora de linha.
7 – Infrações de trânsito
Bons motoristas costumam ser recompensados. Quem não tem pontos na carteira costuma receber desconto da seguradora.