27 de maio de 2020
Categorias Seguros

Seguradoras são diferentes de corretoras de seguro?

14Corretora ou Seguradora

Toda pessoa prevenida se preocupa em contratar um seguro. E não é por menos, um seguro é muito importante para pessoas que possuem bens que deseja proteger.

Se você é uma dessas pessoas e está começando a procurar por um seguro, deve ter tido a seguinte dúvida. Seguradoras são diferentes de corretoras de seguro? A resposta é SIM! Existem grandes diferenças entre essas duas.

Neste artigo vamos te ajudar a entender como as seguradoras são diferentes de corretoras de seguro. E também, qual seria o correto para procurar no seu caso específico, continue conosco!

O que é uma seguradora?

A Seguradora é especificamente a empresa responsável por oferecer os seguros. Ou seja, ela é a responsável legal por oferecer o serviço aos consumidores.

É a seguradora que possui a responsabilidade sobre os bens segurados, e é ela que quem deve assumir os riscos quando um seguro é contratado. Elas criam os seguros, as regras, e toda a base legal de um seguro é definida e muda de seguradora para seguradora.

Então, onde entra a corretora de seguros?

Se a Seguradora é a responsável pela elaboração dos seguros, qual a função da Corretora de Seguro?

A corretora de seguros nada mais é do que uma intermediária. As corretoras de seguro são as empresas que comercializam os seguros provenientes de Seguradoras, uma única seguradora, pode, inclusive, comercializar seguros de Seguradoras diferentes, pois seu papel consiste apenas em vender seguros.

Veja:

É aqui que podemos ver o quanto seguradoras são diferentes de corretoras de seguro.

Qual o papel de cada uma na negociação?

Até aqui está claro que seguradoras são diferentes de corretoras de seguro, mas qual o papel prático de cada uma no processo de aquisição de um seguro? Vamos entender melhor onde cada uma se encaixa:

Primeiramente, vale lembrar que uma apólice de seguro é um documento bastante complexo e cheio de cláusulas e termos que podem gerar muitas dúvidas ao cliente.

A interpretação correta dessas cláusulas, termos e condições é dever da corretora de seguro. É ela que tem o papel de explicar e tirar as dúvidas que o cliente terá sobre aquela apólice específica.

A corretora é a principal responsável por manter a transparência no negócio. Isso porque a má interpretação dos dados do seguro podem levar a sua anulação caso seja necessário acioná-lo.

Ao procurar por uma corretora de seguros você terá acesso a diversas apólices diferentes, o que te ajudará a definir qual a melhor pra você, ao escolher sua apólice você pode ficar tranquilo pois a corretora têm conhecimento total sobre ela e poderá explicar tudo que você precisa saber sobre o seguro que está contratando.

A seguradora, por sua vez, têm a responsabilidade de cobrir tudo que está oferecido na apólice assim que o contrato é fechado, e toda a comunicação entre a seguradora e o cliente será feita através da corretora de seguros.

Viu só como seguradoras são diferentes de corretoras de seguro? Porém ambas são muito importantes para que o negócio funcione da maneira correta. Isso porque os dois apesar de serem diferentes, ambas trabalham juntas pelo bom atendimento do cliente.

Conclusão

Se você está procurando um seguro para proteger seus bens, o primeiro passo é entender que seguradoras são diferentes de corretoras de seguro, e esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas neste sentido.

Assim, sabendo que seguradoras são diferentes de corretoras de seguro e entendendo a função de cada uma no processo contratual, o que você está esperando? Vá na Corretora mais próxima e garanta o cuidado pelos seus bens hoje mesmo!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!