9 de agosto de 2019
Categorias Automóvel

Entenda por que você deve ser um motorista defensivo

O trânsito é um lugar perigoso e alguns motoristas o tornam ainda pior com condutas que não ajudam em nada na segurança, dele mesmo, de outros motoristas e, também, dos pedestres.

A direção defensiva é uma forma de conduta ao volante que proporciona ao motorista uma melhor resposta a qualquer imprevisto. Utilizar a direção defensiva no dia-a-dia é uma forma de obter algumas vantagens que acabam indo além da segurança óbvia que se almeja.

A direção defensiva é um conjunto de ações que corretamente aplicadas geram situações de menor risco no trânsito, evitando acidentes.  Vamos ver alguns dos motivos que devem servir de incentivo para esta prática.

 

Minimizar as possibilidades de acidentes

Esse deve ser o grande objetivo que se busca quando se fala em direção defensiva.

O número de acidentes no trânsito é imenso e, nas nossas cidades, especialmente as grandes, os índices se encontram muito acima do que se vê em locais do mesmo porte no resto do mundo.

Algumas ações básicas como manter a distância segura dos outros veículos, manter as mãos firmes no volante, ter toda a atenção voltada à direção, tendo total controle do que ocorre a sua volta, não dividir atenção com aparelhos eletrônicos, especialmente celular, reagir com tranquilidade às atitudes dos demais motoristas, entre outras, devem ser sempre seguidas.

Veja: O que fazer caso meu carro quebre na estrada?

Mesmo utilizando desses recursos, é possível se envolver em acidentes, afinal, o próprio nome já diz, mas as chances disso acontecer serão sensivelmente atenuadas.

 

Benefícios para o trânsito como um todo

Praticar a direção defensiva é um benefício que se estende ao trânsito como um todo. Não só o motorista que pratica estas condutas será beneficiado com isso. O trânsito é composto de motoristas de veículos leves, pesados, motociclistas e pedestres. Todos estes estão expostos a riscos diariamente.

Como se diz, cada ação conta e o que cada motorista faz, individualmente, acaba por ter reflexos no trânsito como um todo, seja para o bem ou para o mal. Quando se aplicam conceitos de direção defensiva, a contribuição é geral e se torna possível evitar que as ações de terceiros acabem por lhe prejudicar. Com isso, todos ganham.

Por exemplo, mantendo a distância segura, será possível evitar, ou minimizar, uma colisão por conta de uma parada inesperada e, por vezes equivocada, do veículo que vai à frente.

Não é possível prever o que pensa o condutor dos demais veículos (e mesmo dos pedestres), porém, estando com a atenção totalmente voltada para a ação do momento (sua condução de veículo) haverá grande possibilidade de se evitar problemas.

O trânsito como um todo agradece.

 

Economia

O custo da manutenção do veículo fica menor

A direção defensiva não ajuda na economia somente evitando gastos com consertos provenientes de acidentes. Algumas atitudes na condução de um veículo fazem com que haja um desgaste muito maior das peças, ocasionando quebras com maior frequência.

Todos sabemos que os custos de manutenção não são pequenos. Dependendo da forma como a condução é feita, as partes que mais sofrem são o próprio motor e o sistema de freios, além de causar um maior aquecimento que prejudica o veículo como um todo.

Portanto, atitudes defensivas, que evitem que o conjunto do veículo desgaste, podem ter um reflexo considerável no bolso.

Combustível

Dirigir seguindo as regras de direção defensiva levará a uma redução no consumo de combustível, tornando os abastecimentos menos frequentes, que é um grande alívio.

Renovação do Seguro

Não é novidade que as seguradoras traçam um perfil do motorista para apresentar os valores de seguro. Obviamente aquele que não tiver se envolvido em qualquer tipo de sinistro conseguirá as melhores propostas.

Não tem um seguro ainda? Veja quando deve aplicar um seguro ao seu automóvel

Enfim, a direção defensiva traz somente vantagens, valendo a pena a prática de condutas simples para obtenção de variados benefícios.09




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!