8 de abril de 2019
Categorias Seguros

Está pensando em contratar um seguro de vida? Veja o que não pode faltar em sua cobertura!

Contratar um seguro de vida é muito importante para prevenir infortúnios que podem nos acometer, salvando nossos dependentes de situações mais graves. O seguro de vida pode garantir benefícios em diversos casos, bastando estar previamente acordado em sua apólice.

Não sabe como funciona um seguro de vida? Confira nesse artigo!

Veja as principais coberturas abaixo:

Morte natural

Esta cobertura garante indenização aos beneficiários em caso de morte por doença ou velhice do segurado, mas excluindo-se qualquer outro evento que o leve a óbito. É a cobertura essencial e obrigatória em qualquer contrato de seguro de vida, sendo qualquer outra cobertura um adicional a esta.

Morte acidental

Garante indenização aos beneficiários em caso de morte acidental do segurado, podendo ser um acidente de qualquer natureza. É passível de indenização qualquer evento único, violento e involuntário que o segurado venha a sofrer, como um acidente automobilístico ou a queda de um andaime durante o trabalho, devendo estar especificado no seguro de vida.

Não entra qualquer evento gerado por doenças, como ataque cardíaco ou choque séptico, pois são em decorrência da debilidade do organismo do segurado.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente

Com esta cobertura, o segurado recebe indenização em caso de diminuição, perda ou incapacidade de alguma função de órgão ou membro causado por acidente pessoal, desde que esteja de acordo com o seguro de vida.

Após receber o tratamento adequado, e todos os recursos para a recuperação total do segurado terem sido esgotados, constatando a invalidez, a seguradora deverá pagar os valores de indenização de acordo com o estabelecido nas condições do seguro de vida.

Se a invalidez for parcial, a indenização deverá ser paga de acordo com o grau da redução das funções do segurado, prevista em tabela no plano de seguro. Em caso de não haver especificação no plano de seguro, a indenização é baseada na diminuição permanente da funcionalidade do segurado, independentemente de sua profissão.

Invalidez permanente total

Garante ao segurado indenização em caso de invalidez permanente, em caso de acidente coberto pelo seguro de vida. Atente-se que, para esta cobertura, a indenização só ocorre em caso de invalidez permanente total, excluindo-se invalidez parcial do segurado.

Invalidez permanente por acidente majorada

Esta modalidade de cobertura atende casos específicos, onde determinadas funcionalidades são de extrema importância na profissão do segurado. Um bom exemplo disso é de um pianista que perde uma das mãos. Se fosse na cobertura por invalidez parcial, receberia apenas 60% do capital segurado, mas na majoritária poderá receber até 100%.

É muito comum entre artistas e esportistas, e geralmente a apólice é feita especificamente para cada contratante, com todos os ternos detalhados no seguro de vida.

Invalidez laborativa permanente total por doença

Nesta cobertura, o segurado é reconhecido como incapaz para exercer sua atividade profissional principal, sendo constatada “perda de existência independente”. Segurados possuidores de doença em fase terminal, situação comprovada por médico habilitado, são considerados total e permanentemente inválidos.

Este tipo de seguro não está disponível para pessoas que não exercem algum tipo de atividade remunerada.

Invalidez funcional permanente total por doença

Garante indenização em caso de invalidez funcional permanente total por doença, em caso de perda de existência independente. Perder existência independente significa que o segurado não consegue exercer suas atividades básicas com autonomia.

As condições do seguro de vida deverão especificar como este quadro será comprovado. O segurado em fase terminal também é considerado inválido e permanentemente incapaz para efeito desta cobertura.

Doenças graves

Garante ao segurado a indenização em caso de doenças graves que foram previamente especificadas no seguro de vida contratado. Pode aparecer no seguro de vida com outro nome, como “Diagnóstico de Câncer”. É comum esta cobertura ser segmentada em relação ao sexo do segurado, por questão de incompatibilidade de algumas doenças.

Confira também: O que não te contaram sobre seguro de vida familiar

Se você está pensando em contratar um seguro de vida, lembre-se de conferir todos esses itens na apólice. Qualquer contratação de seguro deve ser analisada com calma, para que você possa ver cada cobertura.




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!