2 de junho de 2021
Categorias Dicas, Seguros

Está pensando em viajar no feriado prolongado? Saiba como viajar com segurança em tempos de pandemia.

Neste momento em que ainda vivemos uma pandemia, viajar está sendo especialmente difícil e, quando possível, evitado. Porém, com a chegada de mais um feriado prolongado, sabemos que muitas pessoas estão planejando tirar um tempinho para relaxar, fazer uma viagem curta com a família ou até mesmo sozinho ou com seu par. Por isso trouxemos algumas dicas de como viajar com mais segurança e proteger você e sua família do vírus. 

Qual a forma mais segura de viajar? 

Já de cara, podemos afirmar com toda a certeza que a forma mais segura de viajar hoje é de carro. Mesmo que você não tenha seu próprio veículo, emprestar ou alugar um veículo nesse momento parece ser uma boa opção, quando possível. Empresas de transporte rodoviário e companhias aéreas estão reforçando os protocolos de higiene e segurança, mesmo assim, viajar em seu carro sozinho ou com as pessoas que moram com você, parece ser a alternativa mais segura no momento. 

Como higienizar o meu carro?

As superfícies do seu veículo devem ser sempre higienizadas com álcool 70º ou álcool em gel. Direção, câmbio, painel frontal, maçanetas, botões do rádio, cintos de segurança… tudo o que for tocado deve estar devidamente higienizado com álcool 70ºC ou álcool em gel. Caso haja restrições ao produto, utilize água e sabão.

Além disso, as mãos do motorista e passageiros devem estar devidamente lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel. É importante carregar na sua viagem esses produtos, e reforçar a higiene sempre que sair e retornar ao veículo.

Não costumo usar máscara no carro. Isso é um problema? 

Se você viajar sozinho, dirigindo seu veículo, ou com pessoas com quem mora, não há necessidade de usar máscara durante a viagem de carro. Se estiver com um amigo ou alguém de fora, todos deverão usar a máscara durante a viagem. Lembre-se que mesmo que a pessoa possa parecer saudável, ela pode estar contaminada de forma assintomática. 

De qualquer forma, é imprescindível que você e seus companheiros de viagem tenham sempre a máscara à mão, já que, assim que sair do carro, esse será um item obrigatório, onde quer que você vá. 

Devo deixar as janelas abertas ou utilizar o ar-condicionado?

De acordo com os infectologistas, os vidros abertos oferecem uma melhor circulação de ar dentro do carro. O ar-condicionado, em contrapartida, pode viciar o ar respirado, aumentando a chance de contrair doenças respiratórias. Aqui, vale o bom senso, especialmente se você estiver viajando com alguém de fora da sua casa. 

Hotéis, campings e albergues estão abertos?

Depende. Antes de viajar, verifique diretamente com o local onde pretende se hospedar. Esses espaços devem, obrigatoriamente, estar tomando as medidas sanitárias devidas para receber hóspedes, como álcool em gel disponível em todos os espaços, funcionários de máscara, afastamento de mesas, cadeiras e sofás e buffets de café da manhã em um formato que seja seguro para todos. É possível, ainda que salas de jogos, churrasqueiras, sauna, piscina e academia estejam fechados ou com restrições. 

Como saber se é seguro viajar para o destino que estou pretendendo?

Antes de viajar, sempre verifique a situação com as autoridades locais responsáveis. Procure viajar para locais em que o índice de contágio não seja muito alto ou esteja em declínio. Através do site Coronavírus Brasil, mantido pelo Ministério da Saúde, você pode verificar estado a estado, cidade a cidade, como está o número de casos novos e de óbitos.  

Também é preferível escolher aquelas localidades que não estejam com muitas restrições, onde você pode encontrar hotéis, restaurantes e serviços abertos (todos, claro, funcionando com os devidos cuidados), e que, de preferência, estejam mais próximas de você.

Nas estradas, há alguma restrição? 

É possível que, ao longo da estrada, na entrada de cidades ou pontos turísticos, você passe por barreiras sanitárias e tenha a sua temperatura medida. Neste momento, o bom senso e colaboração são fundamentais, já que é uma medida de segurança para todos. 

É necessário ter seguro para o carro ou para a viagem?

Independentemente do coronavírus, sempre é aconselhável que o veículo tenha seguro, pois imprevistos sempre podem acontecer. O mesmo ocorre com o seguro viagem, que pode ser uma ótima opção, ainda mais se você for estender a sua estadia. Você pode conversar com um de nossos corretores da Planalto Seguros e decidir qual é o melhor seguro para você, seu veículo e sua família. Proteção nunca é demais!

Devo viajar agora?

Bem, agora isso é com você. Podemos dizer, com certeza, que ainda não é hora de relaxar nas medidas de segurança contra o coronavírus, mas talvez você precise relaxar a mente. Se decidir por viajar, pegar o carro e passar uns dias fora, tome sempre as devidas precauções. Dessa forma, você vai poder continuar se cuidando e cuidando de quem você ama. 

Por hoje é isso, pessoal. Espero que as dicas sejam úteis para você que precisa ou pretende passar o feriado prolongado fora. Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossas modalidades de seguros, entre em contato através do nosso site e fale com um de nossos corretores. Até a próxima! 




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!