26 de fevereiro de 2019
Categorias Automóvel, Viagens

Freios ABS com EBD: eles podem salvar a sua vida

Você sabia que os carros que tem freios ABS com EBD podem salvar sua vida? Se não sabia disse, então fique de olho nesse artigo e aprenda tudo sobre os carros com freios ABS com EBD.

Os freios ABS não são mais artigos de carros de luxos, atualmente, você pode encontrar os freios ABS em qualquer carro que sai das concessionárias. Em alguns modelos de veículos os freios ABS vem como itens de série ou então, como item opcional, mas todos os carros podem ter freios ABS. Em alguns carros de luxo, com preço não muito acessíveis, além de apresentarem os freios ABS, eles têm o sistema EDB.

Então, freios ABS e sistema EDB não fazem parte de um mesmo sistema? Calma, vamos explicar isso direitinho para você. Os freios ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) é um sistema que auxilia o veículo a frear gradualmente, interrompendo o bloqueio das rodas.

Dessa forma, os freios ABS proporcionam ao condutor um maior controle sobre o veículo. Os freios ABS evitam as temidas derrapagens, principalmente em pistas molhadas, que podem acabar em acidentes.

De forma mais técnica, quando o condutor freia o carro, leitores óticos que ficam localizados nas rodas liberam sinais elétricos até comando do sistema, fazendo com que os freios sejam liberados gradualmente e, assim, as rodas do veículo voltem a rodar. No decorrer desse procedimento, o condutor do veículo geralmente sente uma ligeira vibração no pedal do freio.

A vantagem do freio ABS, quando comparamos com o sistema usual de freios, é que os freios ABS proporcionam uma maior estabilidade do carro, e consequentemente, uma melhor condução do veículo para quando for preciso fazer uma frenagem de emergência, possibilitando também ao condutor a realização manobras em casos de objetos na pista.

No que se refere ao sistema EBD ou distribuição eletrônica de freios, ele funciona juntamente com os freios ABS, e a sua principal função é remanejar a força de frenagem entre as rodas do veículo.

O sistema EBD é um sistema interno e integra o módulo do sistema ABS. Sendo assim, o sistema EBD monitora constantemente as rodas traseiras, possibilitando que essas rodas acompanhem o comportamento das rodas dianteiras. De modo mais técnico, o sistema EBD tem uma válvula mecânica que é sensível ao peso ou a carga que está localizada no eixo traseiro, auxiliando no controle do carro.

Assim, esse sistema proporciona a distribuição da força e, como consequência, cada roda do veículo vai ganhar uma força de frenagem diferente. Esse sistema funciona muito bem quando se tem um veículo com carrocerias, como caminhonetes, por exemplo. Os carros que não tem o sistema EBD, em situações de frenagens, geralmente tem por volta de 2/3 da força dos freios colocada no eixo dianteiro, no caso de caminhonetes essa proporção pode aumenta ainda mais, se o veículo estiver carregado.

Já em carros que contam com o EBD, essa força dos freios acaba sendo distribuída de acordo com o peso que o veículo se encontra. Por exemplo, se o carro estiver com sua capacidade de passageiros completa, durante uma frenagem de emergência, o sistema EBD enviará uma força apropriada para cada roda fazendo com que o veículo não perca a sua estabilidade.

Dessa forma, a maior vantagem que o sistema EBD proporciona é que ele funciona mesmo quando for preciso frenar bruscamente em curvas. Assim, como o EDB faz parte do sistema de frieos ABS, se algum dos componentes deste esteja quebrado ou danificado, o sistema EBD não vai funcionar. Portanto, se você constatar algum problema nos freios ABS, leve seu carro o mais rápido possível para verificar o sistema.

Infelizmente, os veículos que apresentam o sistema EBD são bem mais caros, porém no que se refere aos carros com freios ABS, todos os carros produzidos a partir de 2014, devem sair das fábricas do Brasil com o sistema de freios ABS, e isso serve para carros importados também. Assim, não importa o modelo, desde carros populares a qualquer outro tipo de carro, eles devem apresentar os freios ABS de série.

Viu como o sistema EBD integrado aos freios ABS podem salvar vidas? Compartilhe esse artigo e faça com que outras pessoas conheçam esse sistema de frenagem.




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!