29 de junho de 2022
Categorias Dicas, Seguros

O inverno (oficialmente) chegou! Como evitar incêndios nas residências?

Somente no ano passado, houve um aumento de 85% dos casos de incêndio no Brasil, de acordo com o Instituto Sprinkler Brasil. As formas de prevenção são relativamente simples e é isso que vamos conversar no nosso blog de hoje.

Os dias frios estão aí já há algum tempo, mas somente na semana passada é que tivemos o início oficial do inverno, às 06h14 do dia 21 de junho.  Junto com o friozinho, vem sempre a necessidade de nos mantermos aquecidos, principalmente nas regiões mais altas como a Serra Catarinense, entre outras localidades do sul e sudeste do Brasil.

A fumaça dos fogões a lenha e das lareiras é uma cena comum e nos comunica que realmente o inverno está aí. Mas além do glamour dos trajes elegantes, comidas típicas do inverno e as festas tradicionais, infelizmente é justamente nessa época que ocorrem mais acidentes envolvendo incêndios.

Entre as muitas causas de incêndios em residências estão os curtos-circuitos, superaquecimento de equipamentos elétricos, um vazamento de gás ou até mesmo um pano de prato sobre o fogão, além é claro de problemas envolvendo incêndios que iniciaram por uma simples faísca que saiu de uma lareira ou fogão a lenha.

Hoje vamos falar de pequenas ações de como evitar acidentes e aproveitar essa estação sem correr riscos e com atitudes que podem salvar vidas:

Não sobrecarregar as tomadas – Com o aumento das temperaturas sempre otimizamos espaço, buscando trabalhar em lugares mais acessíveis e aquecidos. Com o modelo home office, acabamos sobrecarregando as tomadas com fios de celulares, aquecedores, notebook, televisões entre outras opções que buscamos manter mais próximas de nós no dia-dia

Essa ação de pôr “tudo junto e misturado”, pode resultar em uma sobrecarga elétrica e iniciar um possível incêndio e até acidentes com descargas elétricas. Então como forma de prevenir esses possíveis acidentes, evite colocar vários aparelhos – especialmente aqueles que geral calor – na mesma tomada.  Para se manter aquecido, mantenha-se bem agasalhado, coloque o aquecedor a uma certa distância e faça bom uso das bebidas quentes como o chocolate quente, chá, sopas, caldos, fondue de chocolate etc.

Cuidado com os tapetes – Mantenha os tapetes e mantas afastadas da lareira, assim como as cortinas, madeiras e objetos eletrônicos. Não utilize a lareira se não tiver uma tela de proteção, principalmente se tiver pequenos em casa, como as crianças e os animais.

Tecidos e fogo não combinam, então verifique se próximo da lareira não tem panos, toalhas, tapetes e decorações que possam a vir encontrar com alguma faísca e iniciar um incêndio.

Não existe fogo inocente – Quando falamos em fogo, é importante ressaltar que até uma faísca que começa pequena pode tomar proporções gigantescas, ou seja, cuidado ao acender velas, fogueiras, fogões e lareiras.

Verifique se não há nenhum líquido, objeto e tecido inflamável para não haver nenhum tipo de combustão ou explosão que possa expor os moradores a algum perigo.

 •De olho nos pequenos – É lógico que quando falamos de cuidado, não podemos deixar de falar dos pequenos, como as crianças e os animaizinhos de estimação, que são parte da família. Não deixe fósforos, líquidos inflamáveis e nem produtos tóxicos ou de limpeza em locais que eles possam ter acesso com facilidade. Crianças e animais são ingênuos e frágeis, por isso necessitam sempre estarem sob o olhar de um adulto responsável, afinal, um simples descuido pode ser um cenário para possíveis acidentes.

Seguro residencial contra incêndio – Embora este tipo de seguro seja considerado como obrigatório, muitas seguradoras oferecem coberturas adicionais. Por isso é importante ficar atento à sua apólice, caso você já possua um seguro residencial e fazer a adição dessa proteção, caso não a possua. Esse serviço é obrigatório em contratos de locação, de acordo com a Lei do Inquilinato. Segundo essa Lei, o seguro incêndio é de responsabilidade do proprietário, porém esse detalhe pode ser negociado em contrato.

Estas são algumas dicas e cuidados que protegem e tem o poder de salvar uma vida. E para uma proteção completa, não poderia ficar de fora o seguro de vida para garantir segurança a você e seus familiares não só em um momento, mas uma vida toda.

Aqui na Planalto Seguros cotamos as melhores coberturas, tendo sempre profissionais qualificados e atualizados para ajudar no que for preciso.

Vem para a Planalto Seguros, vem conhecer o lado seguro da VIDA!

Consórcios – Por que eles têm se tornado tão populares na ho...

Categorias Automóvel, Dicas, Notícias, Novidades, Residência, Saúde, Viagens
O ano é dos consórcios. Desde 2020, o consórcio se mantém em crescimento. Hoje vamos entender mais por que ele se tornou o queridinho dos brasile...
Continue Lendo
-->



Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!