9 de junho de 2021
Categorias Seguros

O que é o Seguro Riscos de Engenharia?

Toda reforma ou construção envolve uma série de riscos, que nem sempre estamos atentos ou preparados para arcar. Neste artigo, vamos explicar sobre o que se trata e em que situações essa modalidade de seguro pode te manter protegido.

Imagine a situação: você vai reformar o seu apartamento e, por um acidente, acaba danificando encanamento, fiação ou até mesmo a estrutura do seu vizinho. Aí o orçamento que estava planejado apenas para a reforma, acaba comprometido com mais um gasto inesperado. 

Ou pior ainda, se por algum motivo o seu canteiro de obras ficar parado, isso será  sempre sinônimo de dor de cabeça e prejuízo. A melhor forma de se precaver contra esses imprevistos é contratar um Seguro de Riscos de Engenharia.

Esse é um seguro que pode ser contratado tanto pelo construtor como pelo proprietário da obra, pois ambos têm interesse em sua conclusão. Dessa forma serão considerados segurados as pessoas que tiverem interesse econômico na obra.

Esse tipo de seguro conta com várias modalidades. As coberturas disponíveis em cada uma delas vão se estender por detalhes específicos dentro do universo da construção, desde o planejamento até a utilização de máquinas e equipamentos. O Seguro Riscos de Engenharia, em geral, cobre acidentes ocorridos durante  o andamento de obras ou em serviços de instalação e montagem desses equipamentos. E aqui, isso se aplica tanto a construções, reformas ou ampliações.

As coberturas básicas dessa modalidade de seguros, geralmente incluem danos causados por erro de execução, materiais inadequados ou que apresentem defeito, danos inerentes à construção, instalação e montagem, explosões e incêndios, furto qualificado e riscos da natureza, como vendavais, inundações, raios, desmoronamentos, etc. 

Além disso, você também pode complementar sua apólice com algumas coberturas adicionais, dependendo da sua necessidade. Isso permite que os contratos tenham o perfil específico para cada tipo de obra. 

Entre essas coberturas adicionais estão: despesas extraordinárias, tumultos, despesas de desentulho, equipamentos móveis e estacionários, obras concluídas, riscos do fabricante, danos em consequência do erro de projeto, responsabilidade civil geral e cruzada, honorário de peritos, propriedades circunvizinhas, salvamento e contenção de sinistro, entre outros. 

Como você viu, é grande a variedade de coberturas, já que é grande também a complexidade de riscos que podem envolver um projeto de engenharia. É por esse motivo que a contratação desse tipo de seguro deve sempre ser feita com a orientação de um corretor de seguros profissional, com amplo conhecimento e que ofereça um produto de qualidade. 

Se você está na fase de planejar a sua obra e calcular os custos, tenha em mente que a contratação de um seguro não é somente uma despesa a mais, mas sim uma garantia para você e para todos que vão se beneficiar com a construção, reforma ou ampliação que você pretende começar. 

Se você tem dúvidas sobre esse tema e quer saber exatamente quais são as coberturas oferecidas e como personalizar a sua apólice, clique aqui e converse com um de nossos consultores online. Fazendo sua cotação, você terá mais clareza sobre qual produto atenderá melhor suas necessidades.

 

Por hoje é isso, pessoal! Até a próxima e boas obras!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!