3 de julho de 2019
Categorias Seguros

O que é seguro carta verde?

Você conhece o seguro carta verde? Ter um bom seguro para o seu carro é essencial quando você deseja fazer uma viagem mais longa e por isso a maior parte das pessoas já possuem pelo menos um seguro contratado.

Mas, nem sempre o seguro que temos é o suficiente, em viagens para fora do Brasil é necessário atender às legislações específicas e dentro do mercosul a lei determina a contratação obrigatória do seguro carta verde.

Porém, como esse seguro não é tão conhecido você pode não saber do que se trata, mas não se preocupe, vamos explicar tudo sobre como funciona o seguro carta verde para você poder se prevenir.

 

Onde vale o seguro carta verde?

O seguro carta verde é uma determinação legal criada pelo conjunto de países que compõem o Mercosul ( Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ) como uma forma de tornar mais seguras as viagens internacionais na região.

De maneira geral, podemos dizer que o seguro carta verde se trata de uma forma de proteção para quem pretende viajar pelo mercosul, assim é possível ter apenas um seguro cobrindo uma grande área de atuação.

Uma vez contratado o seguro será válido em todo o território do mercosul, mas atenção, esse seguro apenas é válido fora do seu país de origem, ou seja, depois da fronteira do seu país, sendo assim você deve permanecer com seu seguro do dia a dia.

 

Para que serve o seguro carta verde?

Por ser um seguro obrigatório e com a intenção de facilitar o deslocamento no mercosul, o seguro carta verde foi criado para ser bastante abrangente, de modo que ele tem muitas utilidades.

Sua intenção geral é proteger e segurar o motorista viajante contra possíveis acidentes em trânsito fora do seu país de origem e sua cobertura se aplica a casos onde terceiros sejam envolvidos.

Ou seja, caso o motorista venha a sofrer um acidente onde alguém saia ferido, o seguro carta verde irá cuidar das despesas médicas da vítima sem custos adicionais para o motorista, bem como outros custos relativos ao acidente.

 

O seguro estendido anula o seguro carta verde?

Muitas seguradoras vendem planos de seguro estendidos que terá validade mesmo fora do país, mas isso não elimina a necessidade do seguro carta verde, uma vez que este é obrigatório.

O comprovante de contratação e pagamento do seguro carta verde devem ser apresentados em todas as fronteiras do mercosul, de modo que sem o seguro seu veículo não conseguirá atravessar.

Além disso, o seguro estendido e o seguro carta verde possuem objetivos diferentes, o objetivo do carta verde é prestar assistência a terceiros que venham a ser prejudicados durante um acidente, de forma a evitar custos para o motorista.

Por outro lado, o seguro estendido tem como objetivo uma proteção do veículo segurado, de modo que ao sofrer um acidente o motorista irá receber o valor da indenização cabível por sua perda.

Em dúvida sobre seguros em geral? Descubra a diferença entre os demais seguros clicando aqui

 

Aviso importante

O seguro carta verde foi criado para ajudar o motorista a lidar com eventualidades em um momento de crise, mas ele apenas tem validade no caso de acidentes que não tenham sido causados por uma infração.

No caso de acidentes causados por motoristas embriagados, acima dos limites de velocidade permitidas ou veículos conduzidos por pessoas sem a devida autorização, o seguro será negado e o motorista será forçado a arcar com as consequências.

O seguro carta verde pode evitar muitos problemas, então se você pretende viajar pelo mercosul, lembre-se de manter seu seguro em dia, caso você decida trocar de veículo a seguradora deve ser informada e os dados atualizados.

 

Lembre-se de sempre dirigir com segurança e faça uma boa viagem!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!