13 de setembro de 2021
Categorias Seguros

Seguro de acidentes pessoais: será que vale a pena ter um?

Sempre falamos aqui no blog sobre o quão é importante se precaver com relação ao futuro. Isso se torna ainda mais relevante quando temos filhos e formamos uma família. As preocupações aumentam e as prioridades se transformam. E sem dúvidas, se você já é pai ou mãe, a segurança financeira dos seus entes queridos, caso aconteça algo com você, é fundamental. 

Mas o que exatamente é um seguro de acidentes pessoais? Basicamente, é uma proteção que tem como objetivo principal indenizar o próprio segurado ou a sua família em caso de acidentes graves ou morte por acidente.

Se você, por exemplo, trabalha por conta própria, e é o único ou o principal provedor da sua casa, sabe que em uma situação dessas, a possibilidade de ficar meses sem trabalhar ou mesmo falecer por conta de um acidente grave pode deixar a sua família desamparada. 

Por esse motivo, o seguro de acidentes pessoais é altamente indicado para quem trabalha por conta. Podemos citar como exemplo os empresários e trabalhadores liberais, que não possuem garantia nenhuma de continuarem recebendo rendimentos quando precisam se afastar do trabalho por conta de um acidente. Esse seguro também é indicado para pessoas que possuem a carteira assinada em uma empresa que não ofereça nenhuma opção de apólice coletiva de seguro. 

Quais são as coberturas?

Nem todos os tipos de seguradoras oferecem os mesmos serviços. Isso pode variar muito, de acordo com o plano contratado. Por isso, é de fundamental importância conversar com um corretor de seguros de confiança e saber com detalhes o que consta na apólice e quais tipos de acidente o seguro cobre. 

De maneira geral, os seguros de acidentes pessoais cobrem casos de falecimento do segurado por acidente e invalidez permanente, total ou parcial por acidente. Dependendo da seguradora, é possível adicionar também outras proteções como despesas hospitalares, médicas e odontológicas resultantes de acidentes. 

Além de proporcionar essa segurança financeira, algumas seguradoras também oferecem vantagens que podem ser aproveitadas por todo o tempo de validade da apólice. Há empresas que proporcionam sorteios mensais em dinheiro aos segurados, por exemplo. Por isso, escolha com calma o seu seguro e conte com a ajuda de especialistas no assunto. 

Mas então qual a diferença entre o seguro de acidentes pessoais e o seguro de vida? 

A principal diferença aqui é que o seguro de acidentes pessoais irá indenizar a família do segurado somente em caso de morte por acidente. Já o seguro de vida pagará à família o valor da apólice tanto se o segurado falecer em um acidente ou por causas naturais. 

É importante mais uma vez reforçar que tanto na contratação de um ou de outro, sempre deve ser observado o que consta na apólice do seguro contratado, que foi assinado pelo segurado e pela seguradora em comum acordo. 

Apólices individuais e coletivas

As seguradoras oferecem proteções individuais, para apenas uma pessoa; e coletivas, para um grupo de pessoas. Este último é um tipo de apólice muito utilizado por empresas que visam garantir a segurança financeira dos familiares de seus empregados, além de clubes, sindicatos, associações e outras instituições.

Como faço para acionar a seguradora em caso de acidente?

Muita gente se pergunta como funciona o acionamento da seguradora no momento em que o acidente ocorre. O procedimento é simples: basta um familiar entrar em contato por telefone com a seguradora explicando o ocorrido. Em seguida, a empresa passa as informações sobre o que fazer.

A maioria das seguradoras pedem apenas que apresentem os documentos pessoais e o número da conta bancária para que sejam depositados os valores. Além disso, é importante lembrar que a corretora presta todo o auxílio desde a assinatura do contrato até a sua renovação. Por isso, na hora de contratar o seu seguro, converse com os corretores aqui da Planalto, através dos nossos telefones, pelo chat aqui do site ou pelo nosso WhatsApp. Teremos o maior prazer em tirar outras dúvidas que por ventura tenham ficado e ainda te ajudar a escolher o melhor seguro para você, sua família ou sua empresa. 

Até a próxima! 




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!