2 de agosto de 2021
Categorias Saúde, Seguros

Seguro de Vida cobre casos de COVID-19?

Desde janeiro de 2020, estamos lutando contra um inimigo invisível. E apesar de – felizmente- a vacinação já ter avançado no Brasil e em parte do mundo, os números continuam altos, fazendo com que seja indispensável a continuação das medidas de prevenção e segurança. Ao mesmo tempo, a preocupação com a doença e a necessidade de proteger aqueles que amamos levou muitas pessoas a procurarem ainda mais formas de se anteciparem aos imprevistos. Uma das medidas mais procuradas está sendo o Seguro de Vida. Mas será que ele cobre casos de COVID-19? É sobre isso que falaremos hoje.

Vamos logo direto ao ponto. O Seguro de Vida cobre o Coronavírus? A resposta é sim. Para que a doença pudesse ser coberta nas apólices, as seguradoras precisaram rever suas condições e entender o momento inédito pelo qual o mundo estava e está passando. Isso porque as pandemias, em geral, são consideradas riscos excluídos, ou seja, naturalmente não seriam cobertas pelo seguro de vida.

No entanto, todos sabemos que esse foi um momento em que todo o globo sofreu com a pandemia, em um momento totalmente novo, onde as pessoas se viram diante da necessidade iminente de proteger a si mesmas e aos seus familiares. Dessa forma, a maioria das seguradoras passou a cobrir o Coronavírus no seguro de vida.

No Brasil o primeiro caso confirmado pelo Ministério da Saúde foi no dia 26 de fevereiro de 2020. Desde então, houve um aumento significativo na procura pelo Seguro de Vida. Para se ter uma ideia, só em março do ano passado – mês em que a pandemia explodiu no país, foi registrada uma elevação de 136% nas vendas de Seguros de Vida no Brasil, se compararmos com o mesmo período de 2019.  

Mas como vem funcionando a cobertura do seguro para os casos de COVID-19? Vamos esclarecer:

Eu já tinha meu Seguro de Vida desde antes da pandemia. Como fica a minha cobertura?

Quem já tinha o seu Seguro de Vida antes da pandemia está livre de carência em relação às coberturas diretamente ligadas à Covid-19, como Morte, Assistência Funeral e Despesas Médicas.

Certo, mas se eu ainda não tenho meu Seguro e estou pensando em fazer um, terei cobertura para COVID-19?

Quem contratou ou contratar o produto daqui para frente, terá que ter cautela e consultar com cuidado as condições e os planos. O ideal é sempre contar com o auxílio de um corretor de sua confiança, pois podem ser aplicadas carências variadas e pode ser que nem todas as seguradoras tenham cobertura para todos os sinistros.  

O que cobre o Seguro de Vida em caso de COVID-19?

Além das demais ocasiões cobertas pelos Seguros de Vida, no caso específico de morte ocasionada pelo Coronavírus, a seguradora paga uma indenização para a família e aos demais beneficiários descritos na apólice, se houver. O valor é estipulado na contratação do plano e tem como objetivo, principalmente, apoiar financeiramente quem acabou de perder um ente querido, para que possa reconstruir sua vida após o episódio repentino.

As coberturas adicionais dão conta de cobrir custos de assistência funeral e de despesas médico-hospitalares. A primeira refere-se a limpeza do corpo, preparação para o velório, cremação ou enterro, quando em caso de morte por Coronavírus. Já a segunda diz respeito ao reembolso ou atendimento até o valor contratado em ambientes hospitalares para tratamento para a COVID-19, de acordo com o previsto na apólice.

A contratação pode ser feita somente de maneira individual ou seguro empresarial, por exemplo, cobriria casos de Coronavírus?

Sim. A contratação do Seguro de Vida em Grupo permite a contratação da proteção a partir de três pessoas e cobre casos de COVID-19. Haja vista que continuamos em um momento delicado, em que muitos trabalhadores não podem desempenhar suas atividades de casa, é de extrema importância que as empresas se preocupem em oferecer essa proteção e amparo que o Seguro de Vida proporciona.

Não custa reafirmar a importância de sempre conversar com um corretor de seguros para contratar qualquer tipo de seguro. Ele (a) orientará você ou sua empresa da melhor forma, escolhendo o produto ideal para a sua necessidade e evitando que você ou seus funcionários fiquem desprotegidos quando mais precisarem.

Por hoje é isso, pessoal. Se ficou alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente. Teremos o maior prazer em esclarecer sobre esse ou outros tipos de seguros oferecidos pela Planalto.

Cuidem-se e até a próxima!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!