11 de dezembro de 2020
Categorias Seguros

Seguro para dispositivos eletrônicos: Como funciona?

Seguro para dispositivos eletrônicos

Atualmente, é difícil conhecer alguém que não use dispositivos eletrônicos. E como todos sabemos, é praticamente impossível evitar os riscos do dia-a-dia. Seja queda, danos ou falhas, acidentes que danifiquem o dispositivo, ou furtos e roubos. O seguro para dispositivos eletrônicos pode cobrir tudo isso e um pouco mais.

Mas é importante ficar por dentro de tudo o que o seguro para dispositivos eletrônicos cobre. Como eles funcionam, quais são as vantagens e suas coberturas. Tudo isso veremos hoje no blog da Planalto Seguros. Confira:

Como funciona o seguro para dispositivos eletrônicos?

Primeiramente, é importante falar que esse tipo seguro pode cobrir não só smartphones, mas também tablets, notebooks, câmeras, etc.

O seguro para dispositivos eletrônicos é bastante semelhante aos demais seguros, como auto ou residencial, por exemplo. Sua única diferença é que esse seguro não é permanente, afinal, a obsolescência programada deprecia o valor do dispositivo.

E assim como todo e qualquer seguro, esse possui coberturas básicas e adicionais.

Quais são as coberturas desse seguro?

De antecedência, é importante citar que as coberturas básicas e adicionais de todos os seguros são variáveis de acordo com as seguradoras. Dessa forma, pode ocorrer de uma cobertura citada aqui como adicional, ser básico em determinada seguradora, ou vice-versa.

As principais coberturas básicas:

  • Danos elétricos: Falhas no sistema do aparelho, curtos-circuitos ou descargas de energia elétrica ao carregar, por exemplo.
  • Danos físicos: Quedas, danos causados em acidentes de trânsito, danos em tentativas de roubo, e até queda de raios. Tudo isso entra nas coberturas de danos físicos.
  • Roubo ou furto: Nesse tipo de caso, é importante apresentar um B.O. ao pedir a indenização do seguro. Em algumas seguradoras, roubo e furto são coberturas adicionais, então vale estar atento a isso.

 

As principais coberturas adicionais:

  • Sinistros fora do Brasil: Dentre as principais coberturas adicionais, destaca-se essa. Nesse caso, em uma viagem, por exemplo, ocorrendo sinistros, o seguro pode indenizar o mesmo.
  • Danos por líquidos: Outra cobertura bastante famosa para esse seguro, é a de danos líquidos. Sendo assim, em casos de danos do aparelho por conta de água, por exemplo, o seguro faz a indenização.

 

Vale ressaltar que as coberturas são variáveis de seguradora para seguradora.

É bastante importante lembrar também, que as seguradoras podem se recusar a fazer a indenização. Em casos de sinistros, é feito uma investigação detalhada do ocorrido, e se a seguradora perceber que o sinistro foi uma fraude, pode negar a indenização. Sem contar, que fraudar seguros é considerado crime de acordo com o artigo 171 do Código Penal.

O que o seguro não cobre?

Casos como sobrecarga por uso excessivo do aparelho ou uso inadequado do mesmo são negados pela seguradora.

Além disso, em casos em que o aparelho é esquecido em determinado lugar e furtado, o seguro também não cobre.

Sem contar, que se o aparelho já apresentar falhas antes do seguro ser contratado, essas falhas não são indenizadas.

Para prevenir danos nos aparelhos, confira 5 dicas para proteger seus equipamentos eletrônicos.

Mas afinal, qual plano de seguro devo contratar?

Como todos sabemos, existem inúmeras seguradoras com planos de seguros diferentes e cláusulas variadas. Sendo assim, fica difícil realizar a pesquisa de preços e o mais indicado.

Nesse caso, o recomendado é consultar um corretor de seguros. Esse é o profissional que vai auxiliar procurando os melhores planos de seguro de acordo com as necessidades e possibilidades do segurado.

Conclusão

Hoje vimos um pouco sobre essa novidade no mercado dos seguros. Digo novidade, pois existe a aproximadamente a menos de 20 anos.

Vimos também algumas das principais coberturas que o seguro pode cobrir, sem contar, algumas dicas extras sobre o mesmo.

Por hoje é isso. Até mais!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!