9 de janeiro de 2021
Categorias Seguros, Viagens

Tudo sobre seguro viagem

Seguro viagem

É fato que possuir um seguro viagem é importante para qualquer viagem. Seja ela nacional ou internacional.

Acidentes acontecem, e riscos existem, e na maioria das vezes é praticamente impossível evita-los.

Em alguns destinos, é até mesmo obrigatório possuir um seguro viagem.

Sendo assim, é ideal sempre ter um seguro para viagem. E para te ajudar a entender melhor esse seguro, preparei essa matéria para te explicar tudo sobre. Vamos lá?

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço prestado por seguradoras. Esse serviço tem como principal objetivo dar todo o suporte para o viajante, e também ajudá-lo a sanar inúmeros problemas durante a viagem.

Em geral, o seguro viagem funciona como um plano de saúde. Sua diferença é que é temporário, e também indeniza outros inúmeros casos e acidentes.

Qual a verdadeira importância do seguro viagem?

Como já dito, independente da viagem e do viajante, podem acontecer acidentes durante o período. Além disso, outros fatores simples podem ocorrer, como o extravio de bagagem, ou então a remarcação de passagem, por exemplo.

E para que o viajante não tenha que arcar com esses obstáculos no meio do caminho, o seguro viagem entra em ação, dando apoio total ao viajante, e garantindo-lhe tranquilidade e segurança.

Fato é que não são em todas as viagens que acontecem imprevistos. Mas vale a pena sempre estar preparado para enfrentar possíveis desafios durante a viagem.

Seguro viagem obrigatório

Lembra que falei lá em cima sobre o seguro viagem ser obrigatório em alguns lugares?

Pois bem, existem alguns países que fazem parte do Acordo de Schengen. E são nesses países que o seguro é obrigatório.

Veja a lista de alguns dos países com seguro para viagem obrigatório:

  • Alemanha;
  • Espanha;
  • França;
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Itália;
  • Portugal;
  • Suíça, etc.

Para viajar para países (e mais alguns outros), o seguro viagem é pedido já no embarque.

Mas afinal, preciso de um seguro viagem com destinos nacionais?

Embora muitos pensem que não é necessário, é super importante. Afinal, a preocupação com sua segurança deve sempre estar em primeiro lugar.

E, ao contrário do que a maioria das pessoas acham, o seguro para viagem não se limita apenas a assistências médicas. Engloba praticamente todos os fatores e imprevistos que podem acontecer durante a viagem, como:

  • Pagamento de fianças;
  • Auxílio para perda de documentos;
  • Regresso antecipado por falecimento ou emergências;
  • Localização da bagagem, entre outros.

E como funcionam as assistências em casos de acidentes?

Para conhecer as assistências do seu seguro, é importante ler e entender a apólice, o qual é um documento do contrato de seguro. E para te ajudar nisso, é sempre bom contar com a ajuda de um corretor de seguros. Ele é o profissional que irá te orientar e resolver os processos mais burocráticos.

Mas no geral, as assistências são simples, confira abaixo como elas funcionam:

Morte acidental: Em caso de morte por acidente durante a viagem, a seguradora deve arcar o valor contratado aos beneficiários.

Invalidez permanente: Se houver reduções, perda total, ou alguma limitação funcional em decorrência de um acidente na viagem, a seguradora indeniza o contratante de acordo com o previsto na apólice.

Traslado de corpo:  Nesse caso, são cobertas todas as despesas da liberação e transporte do corpo do segurado (do local de acidente até o sepultamento). Quaisquer outros gastos que podem surgir durante o processo, também são arcados pela seguradora.

Conclusão

Hoje, deu pra entender melhor como funciona o seguro viagem. Vimos a importância e principais assistências desse tipo de contrato.

Ainda ficou alguma dúvida? Entra em contato com a gente que iremos te explicar da melhor maneira. Por hoje é isso, até mais!




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!