29 de julho de 2019
Categorias Viagens

Viajar de ônibus ou de avião: Qual o melhor custo-benefício?

 

Ônibus ou avião? Quer saber qual o melhor custo benefício para a sua viagem? Então continue nesta matéria e entenda as vantagens e desvantagens de cada um. Uma matéria completa feita por quem já viajou o Brasil inteiro, Veja:

Há muitos anos experimentando as diversas formas de viajar aprendemos alguns segredos que todo mochileiro guarda na bagagem para fazer sempre boa viagem. Mas, na hora de escolher a melhor forma de viajar algumas coisas devem ser consideradas.

Com a redução significativa no preço das passagens aéreas muita gente ainda tem dúvida na hora de comprar a passagem. Mas se você, assim como nós ainda não experimentou todas as formas de viajar pode gostar do que verá a seguir.

 

Preço da passagem

Quando o assunto é preço muitas pessoas ainda estão ancoradas no tempo, achando que o avião é mais caro. De fato durante muito tempo viajar de avião era um privilégio para poucos, mas isso está mudando.

A verdade é que, quer seja de ônibus ou avião os melhores preços sempre serão encontrados por quem se planeja. Se você está pensando em tornar aquelas suas férias inesquecíveis ou fazer aquela lua de mel, programe-se com antecedência!

Diversas companhias aéreas oferecem preços promocionais e os preços flutuam muito de empresa para empresa. Mas, não pense que com ônibus é igual, muito pelo contrário! Geralmente quem compra pelo site das empresas de ônibus paga bem mais caro, devido a taxas de conveniências e embutidos.

 

Tempo de viagem

No quesito tempo, o questionamento de ônibus ou avião não existe, pois todos sabemos que o avião é mais rápido. Porém, quando são viagens curtas nas regiões norte, nordeste onde o número de aeroportos é reduzido a coisa é diferente.

Em viagens para cidades turísticas em estados vizinhos vale a pena comparar os preços e custo benefício. Principalmente por que as vezes os aeroportos estão bem distantes e provavelmente você pode precisar pegar um ônibus após pegar o avião para chegar ao destino.

Contudo, vale ressaltar que para longas distâncias o avião dá um banho, transformando 2 dias de viagem em 4 horas. 

Então é isso! Vale a pena comparar o percurso da cidade que você pretende ir,  principalmente quando não se tratam das capitais.

 

Comodidade e bagagem

Em relação a comodidade, o questionamento ônibus ou avião continua. De um lado a comodidade em chegar mais rápido ao destino, do outro uma quantidade de bagagem quase ilimitada.

Como todos sabem no ano de 2018 foi sancionada uma norma que autoriza as empresas aéreas cobrar pela bagagem despachada. Isso encarece bastante para quem não abre mão de trazer algumas lembrancinhas da viagem para os mais chegados.

Por outro lado, as empresas de ônibus possuem taxas e preços bem mais generosas, mantendo a gratuidade além da bagagem de mão. Porém, as condições das rodoviárias e os preços cobrados na utilização de banheiros e comida ainda são muito caros.

Contudo, ambos os transportes ainda tem muito o que melhorar, principalmente em relação às instalações. Aeroportos e rodoviárias pelo Brasil estão em estados precários, banheiros e acomodação de espera.

Veja: Como evitar o extravio de bagagem

 

Conforto na viagem

Em termos de conforto, a briga entre ônibus ou avião também costuma dividir opiniões. Mas, em relação ao conforto dos assentos e espaços entre as cadeiras a malha aérea e viária tem muito o que melhorar.

Assentos desconfortáveis, pouco espaço entre as cadeiras, além de péssimos serviços após embarque. Nas classes econômicas (avião) e executiva (ônibus) é notável o desconforto principalmente por pessoas mais altas.

Mas, falando propriamente em assentos os ônibus possuem cadeiras com inclinação maior que nos vôos domésticos. Porém, a demora no tempo de chegada pode transformar qualquer cadeira leito em uma verdadeira tortura.

Vai viajar para o sul do Brasil? Conheça os principais pontos turísticos da região e surpreenda-se

 

Custo benefício

Quando o assunto é custo benefício, sem dúvidas é importante avaliar todos os fatores, principalmente preço, tempo e trajeto. Nem sempre o mais barato realmente é o que tem melhor custo benefício, principalmente se o vôo tiver escalas.

Para definir custo benefício, ônibus ou avião devem atender às suas necessidades. Considerando sempre o trajeto, tempo e preço, mas acima de tudo respeitando as suas preferências.

Isso mesmo, não adianta nada comprar uma passagem de avião se você tem tanto medo que na hora pode desistir. Contudo, se permita viver novas experiências e não deixe nunca de viajar, pois viajar ensina sempre boas lições.

Agora que você chegou até aqui, pode perfeitamente escolher se para você é mais vantajoso viajar de ônibus ou avião. E entender qual o melhor custo benefício para você.




Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você
Realize uma cotação
e simule online
Entre em contato conosco e encontre o melhor benefício para você!